Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer

Museu Municipal: lei de denominação em homenagem à Professora Neide está sancionada

31/12/2020

Prefeito Mauro Garcia sancionou o Projeto de Lei 0021/2020 do vereador Luiz Alexandre Ferraz que trata sobre a denominação

O Museu Municipal localizado na Praça João José Batista Nogueira, mais conhecida como Praça do Bosque ou Pracinha, inaugurado em 14 agosto deste ano pelo prefeito Mauro Garcia, ganhou o nome da professora, historiadora, folclorista, musicóloga, pesquisadora e mestre em Ciências da Comunicação mais querida de Joanópolis: a saudosa Neide Rodrigues Gomes.

A Lei Municipal nº 2.037, que trata sobre a denominação, foi sancionada no dia 11 de dezembro. Agora, caberá ao Poder Público Municipal providenciar no prazo de 60 dias, contados da promulgação, a necessária colocação da placa denominativa do bem público. O Projeto de Lei de nº 0021/2020 que concedeu a denominação de Neide Rodrigues Gomes ao Museu Municipal, é de autoria do vereador Luiz Alexandre Ferraz (Professor Luiz) e contou com aprovação da Câmara Municipal – gestão 2017/2020 – por unanimidade.

A Professora Neide, como era carinhosamente chamada, cidadã exemplar e respeitável, faleceu aos 81 anos de idade, em 01 de dezembro de 2019. Ela teve um papel muito importante para a difusão da cultura, especialmente do Folclore Brasileiro, não só no município, como também em todo o estado de São Paulo.

O Museu Municipal trouxe um pouco sobre a homenageada em sua primeira exposição cultural de inauguração que aliava narrativa de pessoas que fizeram e fazem história. O espaço cultural é aberto à visitação diariamente, onde vêm sendo realizados permanentes movimentos de arte e cultura e temáticos, além de o grande atrativo do próprio prédio – que traz em sua obra uma releitura da antiga cadeia – que ainda desperta a curiosidade e o saudosismo da população.