Saúde

Alojamento Emergencial Temporário de Joanópolis é estendido por mais 3 meses

31/12/2020

Funcionamento foi prorrogado devido à precaução com a COVID-19

Diante da chamada “segunda onda” da COVID-19 no Brasil, a Prefeitura de Joanópolis optou por prorrogar por mais três meses o funcionamento do Alojamento Emergencial Temporário, que encerraria as atividades em dezembro deste ano, evitando interromper o trabalho do projeto Acolhe Joanópolis, que atende moradores em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus.

O local, que foi elaborado para ser um ambiente acolhedor, funciona desde julho de 2020 e deve terminar apenas em março de 2021 com a prorrogação. O projeto surgiu para minimizar os impactos da pandemia na vida dessas pessoas e foi viabilizado a partir de verba do Governo Federal destinada ao município exclusivamente para iniciativas de combate à COVID-19.

No espaço, há uma equipe de segurança e monitoramento de câmeras de vigilância. A estrutura possui capacidade para 10 usuários com 10 leitos distribuídos em quartos coletivos, além de um espaço de convivência com TV e internet e refeitório para alimentação.

São fornecidos, ainda, kits de higiene pessoal descartáveis, repostos diariamente, além de equipamentos de proteção contra a COVID-19. Os acolhidos também recebem informações sobre prevenção à doença e participam de atividades de reinserção social e fortalecimento de vínculos.

O Acolhe Joanópolis é realizado pela secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, secretaria de Saúde, Polícia Militar e empresa Trivigno Consultoria, que presta serviços a instituições fornecendo ferramentas para apoio à população vulnerável.