Assistência Social

V Conferência Municipal de Assistência Social debate a importância do serviço social para a garantia de direitos

14/08/2020

Os participantes puderam opinar sobre o atendimento em Joanópolis e esclarecer dúvidas. Ao final do evento, houve uma votação para a escolha dos delegados.

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), da secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou a V Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

O encontro ocorreu na última sexta-feira (02), na Casa da Cultura, com o objetivo de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade.

Na parte da manhã, os participantes foram recebidos com um café e, em seguida, Marcílio Expedito de Carvalho iniciou uma palestra para debater quatro eixos relacionados ao tema: Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A conferência trouxe os usuários da Assistência Social para o centro do debate ao discutir a real função desse serviço, a qualidade do atendimento às famílias e a importância da capacitação continuada para funcionários que trabalham no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Na parte da tarde, após a definição das propostas construídas pelos participantes, estas foram apreciadas e votadas pelos delegados, na Plenária Final, visando à definição das deliberações finais que serão encaminhadas para a sistematização pelo ente estadual.

Foram eleitos pelos participantes como delegados titulares Fernado Zambotti e Daniele Ferreira Nassif e como delegados suplentes Verônica Poletti e Ângela Tucci.

Para acessar todas as fotos, clique aqui.

O palestrante Marcílio Expedito de Carvalho reafirmou o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos.
O palestrante Marcílio Expedito de Carvalho reafirmou o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos.