Saúde

COVID-19 – Nota de esclarecimento

07/06/2020

Conforme publicação oficial da Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ATUALIZADO, há mais de três dias – desde o último suspeito descartado –permanecia inalterado com dados de Joanópolis relativo à COVID-19 (Coronavírus). O boletim teve sua última publicação no dia 05 de junho (sexta-feira), sendo os dados: 09 casos notificados; 06 casos descartados; 03 confirmados/03 curados, 0 óbitos e nenhum caso aguardando resultado (0).

Entretanto, neste domingo, dia 07 de junho, houve a ocorrência de um óbito, domiciliar, de pessoa do grupo de risco – uma idosa, com mais de 80 anos, na divisa do município de Joanópolis com São Francisco Xavier. Devido ao cumprimento dos protocolos, o atendimento foi prestado por médico acompanhante do Samu de Atibaia, que efetuou juntamente com a Vigilância Epidemiológica, a coleta de amostras para análise de exame de óbito suspeito. O município agora deve seguir rigorosamente os procedimentos, com registros e controle de pessoas de convívio e/ou de contato com a idosa falecida, enquanto se aguarda o resultado de análise dos exames.

Informamos que – mesmo com um óbito suspeito – devido às peculiaridades deste óbito domiciliar; um histórico de internação 3 meses atrás no HUSF em Bragança Paulista, nenhuma comunicação pelos familiares à secretaria de Saúde do município, sintomas suspeitos antes do óbito no domicilio e sem comunicado para atendimento pela vigilância em saúde, entre outros, não há motivo para pânico.

Porém, a Prefeitura Municipal reforça para que todos os cidadãos continuem cumprindo com a sua parte – com continuidade, consciência e atenção – à campanha de contenção ao contágio do coronavírus. Importante cumprir com o isolamento e o distanciamento social, evitar aglomerações, reuniões, encontros, e obrigatoriamente manter o uso de máscara visando proteger a si, e aos outros.corona site