Saúde

Santa Casa agora com radiografia digital

29/05/2020

Desde o dia 25 a entidade está prestando atendimento com novo e moderno sistema de RAIO-X

A Santa Casa de Misericórdia de Joanópolis passou a oferecer, desde o dia 25 de maio, o serviço de RAIO-X Digital – exames digitais que oferecem uma imagem mais detalhada, com nitidez e contraste e que possibilita ao médico um diagnóstico mais preciso e eficaz, com o uso de um software específico que possibilita ajustar brilho, ampliações, conversões negativo/positivo, entre outros.

O novo e moderno sistema de raio-x digital da Santa Casa está sendo possibilitado através de uma parceria/locação, com empresa especializada prestadora de serviços que fornece o equipamento composto de um computador com impressora e uma placa única, grande, com comunicação airwall que emite a imagem diretamente ao computador. Segundo informou o interventor, sr. Pedro Luís da Silva, para viabilizar o projeto houve uma redução de despesas nas ações internas da entidade, não causando despesas a mais, onde, através deste sistema parceria/locação a cidade conta com um serviço de excelência prestado pela Santa Casa, com um equipamento de ponta, e auxiliado com manutenção preventiva e de atendimento periódico remoto.

A locação tem contrato de três anos, sem limite à demanda da Santa Casa-Pronto Socorro e Unidades de Saúde, e mais um crédito de aproximadamente 200 impressões (se e quando necessário). Atualmente, o município tem em média de 800 a 1.200 exames/mês que utilizam o sistema de raio-x. “Devido à dificuldade com o sistema convencional quase que extinto, torna-se difícil também a contratação de profissionais, uma vez que todos utilizam o sistema digital, além de o raio-x digital oferecer um melhor custo-benefício onde são reduzidos custos com impressão de filmes radiográficos, assim como produtos para seu processamento químico e outros inúmeros insumos. Esse sistema também descarta a necessidade de um arquivo com armários e envelopes, sendo as imagens salvas em computadores, e guardadas na nuvem ou HDs externos”, explica Pedro.

Importante citar que, com a radiologia digital, há um menor índice de radiação em aproximadamente 90% em comparação ao sistema convencional, aumentando a segurança e a saúde dos pacientes, especialmente os casos com repetição de exames; como também benefícios ao meio ambiente sem a utilização de produtos químicos.

Oferecendo grande melhoria na comunicação e mais agilidade no processamento, sendo necessário apenas alguns segundos da captura da imagem até a exibição na tela – a imagem é exibida em um monitor, não precisa ser exposta à luz, e pode ser ampliada com zoom para exibir mais detalhes – o novo e moderno sistema de raio-x irá facilitar exames para detectar várias doenças e anomalias, inclusive doenças como a COVID-19.

DSC_0023

DSC_0045

DSC_0074

DSC_0081

DSC_0086