Saúde

Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e Semana da Enfermagem

12/05/2020

O dia é comemorado em 12 de maio, e a Semana da Enfermagem vai até o dia 20, com grande reconhecimento e destaque às categorias voltadas para o cuidar em Enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares

Nesta terça-feira (12), é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Florence foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando reconhecida pela sua atuação. Entre os dias 12 e 20 de maio, também é comemorada a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40.

A data homenageia os profissionais que auxiliam os médicos a cuidar dos pacientes em hospitais, postos de saúde e demais instituições que oferecem assistência de cuidados médicos. O trabalho deles é essencial para garantir a recuperação e o salvamento de vidas, principalmente neste momento de pandemia pelo novo coronavírus, onde a principal recomendação é o isolamento social. Os profissionais se colocam em risco em ambientes hospitalares onde há grande incidência de infecção.

Já a Semana da Enfermagem, é anualmente comemorada de 12 a 20 de maio em homenagem a enfermeiros, técnicos e auxiliares, categorias voltadas para o cuidar em Enfermagem.

DIA INTERN ENFERMAGEM - 2