Fundo Social de Solidariedade

Contenção ao contágio da covid-19 tem ações de orientação sobre máscaras de proteção facial

12/05/2020

Além das orientações, a Vigilância em Saúde em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), entrega máscaras de pano aos trabalhadores

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde – Vigilância em Saúde e com apoio do Fundo Social de Solidariedade, deu seguimento em mais ações de saúde nos últimos dias de abril e no início do mês de maio, para o enfrentamento ao contágio do Coronavírus (COVID-19) em Joanópolis.

Através da coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira Tatiane Miranda, os trabalhadores da garagem municipal (de diversas atividades) e da reciclagem de Joanópolis, prestou esclarecimentos e orientações de temas relevantes quanto à prevenção da covid-19, e o uso adequado das máscaras de proteção facial – agora obrigatório.

O trabalho de medidas preventivas, bem como a entrega de máscaras foi realizado nos pátios de respectivos locais, com grupos pequenos para se evitar aglomeração e procedimento já utilizado de exemplo sobre distanciamento social, higienização correta das mãos, procedimentos e cuidados de higiene em locais públicos para se evitar o contágio, e principalmente dicas sobre a utilização e manuseio adequados das máscaras de proteção facial (de uso não profissional) de pano; forma de uso; limpeza e descarte.

Assim, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), foi efetuada a entrega de cerca de 800 máscaras de pano para esses trabalhadores, visando cumprir com o número adequado individual – para troca de 03 em 03 horas – período ideal sugerido pela Anvisa. Reforçando que a máscara é individual, e mesmo estando limpa não deve ser compartilhada.

Importante sempre frisar que, essas máscaras de pano, segundo a Anvisa, diminuem a exposição e o risco de contágio/infecção, agindo como barreiras físicas das gotículas suspensas no ar, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Embora o uso dessas máscaras não forneçam uma total proteção, reduzem a incidência contra infecções, principalmente quando combinado com as medidas preventivas sugeridas nos canais de comunicação do Ministério da Saúde, Anvisa e local.

Assim, essas máscaras devem ser usadas como medida adicional de saúde pública – como proteção para quem precisar sair de casa – alertando que o uso de máscara não elimina a necessidade de manter a distância de mais de um metro de outra pessoa.
 
Saúde entrega EPIs para trabalhadores do cemitério municipal
Dando continuidade às ações, no dia 08 de maio, a Vigilância em Saúde efetuou a distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), aos funcionários públicos lotados no Cemitério Municipal. Na oportunidade, os trabalhadores receberam um treinamento sobre a forma de utilização dos EPIs e também sobre cuidados no manejo de corpos, orientações necessárias por não se conseguir definir quem é ou não suspeito da covid-19, pois a pessoa pode não ter apresentado sintomas mas poderia estar contaminada. Segundo a coordenadora Tatiane, os trabalhadores deste local estão equipados de forma adequada à prevenção, o que tranquiliza um pouco mais o município e a eles próprios, expostos num trabalho de risco de contágio.

 

DSC_0001
Orientação aos servidores públicos lotados na garagem municipal de diversas atividades.

DSC_0047

DSC_0078

DSC_0098

DSC_0103
Orientação aos trabalhadores da reciclagem de Joanópolis.
DSC_0087
Orientação e entrega de EPIs para os trabalhadores do cemitério municipal.

DSC_0096