Fundo Social de Solidariedade

Orientações e o fornecimento de máscaras compõem ações de contenção ao contágio da COVID-19

27/04/2020

A secretaria de Saúde em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizará orientações e entrega de máscaras de pano e TNT a trabalhadores

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde – Vigilância em Saúde, realiza mais uma ação de contenção ao contágio da COVID-19, agora com a realização de orientações sobre o uso de máscaras para trabalhadores de Joanópolis, especialmente aos funcionários municipais que integram a garagem municipal (nas mais diversas atividades), a reciclagem, entre outros. As orientações se iniciam na garagem municipal no dia 28/04 (terça-feira), às 16h, com grupos pequenos para evitar aglomeração, e finaliza com esse grupo de trabalhadores no dia 29. Fazem parte das orientações, dicas importantes como a utilização e manuseio adequados das máscaras faciais de uso não profissional, ou seja, de pano; público alvo; contraindicações; forma de uso; advertências; limpeza; descarte; medidas preventivas e higienização das mãos – com a participação de um profissional da Vigilância em Saúde do município.

Ainda, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), quando da realização das orientações serão apresentadas e efetuada a entrega das máscaras de pano, como também algumas em TNT (tecido não tecido), em número adequado individual para troca de 03 em 03 horas, período ideal sugerido pela Anvisa.

Importante citar que, segundo a Anvisa, essas máscaras diminuem a exposição e o risco de infecção, agindo como barreiras físicas das gotículas suspensas no ar, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram – alertando de que as mesmas não fornecem total proteção contra infecções, porém reduzem sua incidência, especialmente quando combinadas com outras medidas preventivas adicionais como higienizar as mãos, entre outros.

Assim, essas máscaras podem e devem ser usadas como medida voluntária adicional de saúde pública, principalmente como proteção para quem precisa sair. Ressaltando que mesmo com o uso de máscara, é necessário manter distância de mais de 1 metro de outra pessoa. A máscara é individual, e não deve ser compartilhada, mesmo estando limpa.

ARTE USE MASCARAS