Saúde

Campanha de vacinação contra Influenza começa na segunda-feira (23)

22/03/2020

A vacinação contra influenza terá três etapas – idosos terão posto volante de atendimento

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, dará início nesta segunda-feira (23), à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza nas Unidades de Saúde, com encerramento do período no dia 22 de maio, sendo 09 de maio, o “Dia de Mobilização Nacional”.

As unidades de Saúde estão iniciando a vacinação, por etapa, com distribuição dos grupos prioritários e população correspondente para 2020 – necessário comparecer com a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

A primeira etapa, com início no dia 23 de março, tem como público alvo idosos com 60 anos ou mais e profissionais da área da Saúde. A segunda etapa terá início em 16 de abril para os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, forças de segurança e salvamento. Já a terceira etapa tem início a partir do dia 09 de maio, para crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos, privados de liberdade, adolescentes, jovens sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

Idosos: atenção redobrada
Para os idosos, a vacinação será realizada num ponto volante instalado na Creche Joana Conceição Cardoso Costa, localizada na Praça João José Batista Nogueira, 951, no centro, das 8h às 16h30. A secretaria de Saúde reforça sobre a importância dos idosos comparecerem ao ponto volante, visando se preservar e não se expor à riscos, sendo os idosos a população alvo para a vacinação contra Influenza, para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza.

Campanha antecipada

Devido ao momento pelo qual o mundo passa no combate ao Coronavirus (COVID-19), o Ministério da Saúde tomou a decisão de antecipar um mês a campanha nacional de vacinação contra Influenza, embora ela não previna contra o novo coronavirus protege a população contra a Influenza e minimiza os impactos sobre os serviços de saúde.

MS_Gripe_2020_Cartaz_46x64_V2_page-0001