Saúde promove Semana da Dengue em escolas

27/11/2019

Agentes da saúde do município realizaram teatros e palestras para conscientizar e orientar alunos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 20 a 22 de novembro, a Semana da Dengue nas escolas do município.

A ação contou com uma peça teatral e palestras sobre a dengue e o Aedes aegypti, ou mosquito da dengue como é conhecido. Os alunos receberam orientações sobre como prevenir para a erradicação de criadouros do inseto, principalmente com os cuidados quanto à água parada.

A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A doença pode chegar a um nível extremo de gravidade e apresentar complicações, que podem levar uma pessoa a óbito.

O Aedes aegypti é o mosquito vetor da dengue e da febre amarela urbana. A fêmea da espécie, é a responsável pela transmissão, uma vez que ela se alimenta e utiliza o sangue como fonte de amadurecimento do ovos. O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.