Educação e Cultura

Circuito de Bandas e Fanfarras: grande número de corporações musicais estiveram na final em Joanópolis

30/10/2019

No último domingo, 27, Joanópolis foi palco da final do Circuito de Fanfarras e Bandas – temporada 2019. O evento que durou mais de 12 horas, aconteceu na Praça Padre Domingos Segurado (praça central) agitou a cidade com mais de 3.000 expectadores e visitantes, em meio a apresentações das mais de 25 corporações musicais, que compareceram à competição, além da Fanfarra Alegretti de Bragança Paulista, que fez uma apresentação especial no evento. É importante ressaltar, que a Banda Musical Municipal de Joanópolis também participou com uma apresentação especial na Final do Circuito Amigos de Nazaré Paulista (parceria da prefeitura com Circuito Amigos de Fanfarras e Bandas), em novembro de 2018, se iniciando ali a apresentação de Joanópolis no Circuito.

O Circuito teve promovido a sua final – vistas que as competições foram em etapas desde o mês de maio (temporada 2019) – pela Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, através da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, em conjunto com Fundo Social de Solidariedade (FSS) e secretaria municipal de Educação. Idealizado pelo Circuito Amigos Fanfarras e Bandas, o evento tem como objetivo estimular e incentivar o gosto pela música, por meio da competição sadia, possibilitando o aprimoramento das técnicas artísticas.

A grande final premiou as melhores corporações musicais com medalhas e troféus, nos quesitos Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Regência, Mór e Baliza. Pelas categorias Banda Sinfônica Sênior, Banda Musical de Marcha (Infanto-Juvenil, Juvenil e Sênior), Banda Marcial (Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Sênior), e Fanfarra com 1 Pisto (Juvenil e Sênior).

A final do Circuito também marcou a estreia da Banda Musical Municipal de Joanópolis em apresentações desta modalidade, na categoria Banda Musical de Marcha Infanto-Juvenil e conquistou 1º lugar em dois quesitos em sua categoria – Corpo Musical e Regência – uma vitória declarada para a cidade que há muito tempo não tinha um grupo que a representasse tão bem. Cabe ressaltar, que a corporação musical, por meio do Fundo Social de Solidariedade e apoio de uma comissão, conta com diversas ações solidárias, entre elas a campanha de ação social desenvolvida para cobrir os custos da farda completa também estreada nesta competição.

Para o evento acontecer, foi organizada uma estrutura para atender aos integrantes das bandas e fanfarras, em sua maioria crianças e adolescentes, oferecida no Complexo Poliesportivo Nini Costa. A comissão de apoio também realizou ações sociais como arrecadação de alimentos, que somaram à quantidade necessária para oferecer às corporações café da manhã e refeição, além de apoio de profissionais liberais, empresários, entre outros que participaram espontaneamente das ações. Já no local do evento, esteve à disposição dos visitantes uma praça de alimentação diversificada, bebedouro instalado no local, banheiros públicos com permanente atenção de limpeza e cuidado para atender a demanda, equipe de atendimento emergencial do Circuito, entre outras coisas que um evento deste porte exige.

O Circuito teve apoio total da administração que prestigiou e acompanhou o evento completo, e do público que vibrou a cada apresentação das corporações musicais.

Na oportunidade estiveram presentes, além do prefeito, Mauro Garcia, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e primeira dama, Maria Isabel Suthoff, os secretários municipais Renilde Romano (Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer), Concheta Célia Conte (Educação), Everton Rubens Rodrigues da Cunha (Governo), Sidney Molan (Obras e Projetos), Waldecir Moraes (Administração e Finanças), Fernando Zambotti (Assistência Social e Cidadania) bem como os empresários locais, apoiadores do evento e o público em geral.