Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer

Joanópolis sediará grande final do Circuito de Bandas e Fanfarras

22/10/2019

Evento faz parte do Circuito Amigos de Bandas e Fanfarras e contará com a participação de corporações musicais de diversas localidades

No próximo domingo, 27, pela primeira vez a cidade sediará uma final do Circuito, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, através da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, em conjunto com a secretaria municipal de Educação e Fundo Social de Solidariedade (FSS), idealizado pelo Circuito Amigos Fanfarras e Bandas. O evento será realizado na Praça Padre Domingos Segurado (Praça Central), a partir das 8h30, com previsão de encerramento às 20h45.

O evento também marca a estreia da Banda Musical Municipal de Joanópolis em apresentações desta modalidade, na categoria Banda Musical de Marcha Infanto-Juvenil, que teve, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), com o apoio de uma comissão, diversas ações solidárias para cobrir os custos da farda completa para a banda.
Durante todo o evento, o Complexo Poliesportivo “Nini Costa”, será utilizado como centro de apoio às corporações, oferecendo estacionamento, acomodação, alimentação e toda estrutura necessária para respectivas apresentações que serão realizadas na Praça Central, onde também haverá praça de alimentação, e grande infraestrutura para receber as atrações, turistas, visitantes e o público em geral.

A competição do Circuito tem como objetivo estimular e incentivar o gosto pela música, por meio da competição sadia, possibilitando o aprimoramento de técnicas artísticas.
Será um grande evento e promete agitar a cidade. Venha prestigiar!
Evento e competições
Serão 12 horas ininterruptas de um evento repleto de música e harmonia. Cerca de 30 corporações musicais competirão nas categorias Banda Sinfônica Sênior, Banda Musical de Marcha (Infanto-Juvenil, Juvenil e Sênior), Banda Marcial (Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Sênior), e Fanfarra com 1 Pisto (Juvenil e Sênior). Marcha, uniformidade, balizas, corpo coreográfico, conjunto, percussão e outro quesitos, serão avaliados por 15 jurados, um cronometrista e apontador, e um delegado geral do evento.

As competições se iniciam, às 8h30, com a categoria Banda Sinfônica Sênior, com a Banda Sinfônica Municipal Valdir da Silva Ferreira. Na sequência, se apresentam a Banda Escolar do Cempre Oswaldo Regino Ornellas e a Banda Sinfônica Jovem de Jacareí. Competem pela categoria Banda Musical de Marcha Infanto-Juvenil, a Banda Musical Municipal de Joanópolis e a banda da Escola Estadual Isabel Ferreira da Silva.
Na categoria Banda Musical de Marcha Juvenil se apresentará a Banda Musical de Tremembé. Logo após, entram na disputa pela categoria Banda Marcial Infantil, a Banda Marcial de Caçapava, a Banda Marcial de Bom Jesus dos Perdões e a Orquestra Municipal de Santa Isabel. Já pela categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil se apresentarão as corporações musicais Santa Catarina de Sena, Banda Marcial do Colégio A. Einstein e Banda Marcial Municipal de Nazaré Paulista.

Encerrando a primeira parte de apresentações, pela categoria Fanfarra com 1 Pisto Juvenil, será a vez da Fanfarra de Palmeiral mostrar seu repertório. Logo após será apresentado o resultado das campeãs do primeiro bloco.
Mais tarde, a partir das 14h, as competições voltam com tudo, começando pela categoria Banda Marcial Juvenil, com as bandas Alcina Dantas Feijão, Orquestra Aldônio, Obra Social Dom Bosco, Orquestra Municipal de Santa Isabel e Fanfarra Municipal de Tremembé (FAMUTRE).

Pela categoria Fanfarra com 1 Pisto Sênior se apresentarão, a Fanfarra Sênior do Colégio A. Einstein e a Fanfarra Armando Arruda Pereira. Continuando a festividade, será a vez da Fanfarra e Banda da Escola Estadual Professor Cláudio Abrahão, seguida da Banda A.A.M.E.E Aparecidense e da Banda Shadow Scouts Marching Band, competirem pela categoria Banda Musical de Marcha Sênior.

Por fim, na categoria Banda Marcial Sênior, 7 corporações musicais entram na disputa, sendo elas, a banda do Colégio A. Einstein, a Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul, a Banda Monsenhor Ignácio Gioia- BAMIG, a Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA), a Orquestra de Metais e Percussão Armando Arruda Pereira, a Fanfarra Irmã Dina de Sion e a Corporação Musical Lyra de Mauá. Ao fim da última apresentação, serão anunciadas as campeãs de cada categoria apresentada no segundo bloco.