Saúde

Prefeitura esclarece a população sobre vacina Pentavalente

18/10/2019

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, vem esclarecer sobre a distribuição da vacina Pentavalente. O município recebeu um quantitativo muito baixo da vacina, que é disponibilizada pelo Ministério da Saúde e o órgão vem atrasando na distribuição de imunobiológicos em todo país.

Diante do cenário, neste primeiro momento estão sendo vacinadas apenas crianças recém-nascidas, com idade de 2 meses. Posteriormente, com a quantidade que restar, serão vacinadas as crianças de 4 meses. A medida se deve, pois bebês com 2 meses ainda não receberam nenhum tipo proteção imunológica. A vacina é aplicada em 3 doses, sendo a primeira aos 2 meses, depois aos 4 meses e a última dose aos 6 meses.

A vacina Pentavalente assegura a proteção contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria Haemophilus Influenza tipo B – responsável por causar infecções nas vias nasais, meninge e garganta.

Em nota, o Ministério da Saúde esclareceu que tem realizado todos os esforços possíveis para a regularização da distribuição dos imunobiológicos e vem, insistentemente trabalhando em conjunto com os laboratórios na discussão dos cronogramas de entrega, a fim de reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos ao país.