Junta de Serviço Militar

Jovens participam de cerimônia dispensa do serviço militar

17/10/2019

Mais de 40 rapazes receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Junta de Serviço Militar (JSM), realizou a cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – ou “Reservista”, como é popularmente intitulado – para jovens que se alistaram em 2018 e 2019 e ainda não haviam retirado o documento.

Na ocasião, compuseram a mesa solene o Prefeito, Mauro Garcia, o 1º Tenente, Fabiano Araujo Rosa, que também é Delegado da 3ª Delegacia da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM); o secretário municipal de Governo, Everton Rubens Rodrigues da Cunha; a secretária municipal de Educação, Concheta Célia Conte; bem como representando a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer, o Presidente da Comissão Municipal de Esportes, Ivan Padilha. Também participou do evento, a secretária da Junta de Serviço Militar (JSM-086), de Joanópolis, Adriana Ap. Moreira Moraes, e o Monitor do Tiro de Guerra 02/009 de Bragança Paulista, Altalan Santos.

A solenidade ocorreu no Ginásio de Esportes- Complexo Esportivo Nini Costa e contou com a participação de mais de 40 jovens, que realizaram o Juramento à Bandeira. Na sequência foi executado o Hino Nacional e entregue o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) pelas autoridades presentes.

É importante destacar que a dispensa das atividades do serviço militar acontece, pois a cidade não possui uma unidade do Tiro de Guerra. O alistamento militar é obrigatório para homens, no período de janeiro a junho do ano em que completam 18 anos. O brasileiro que não se alista dentro do prazo estabelecido está sujeito a multa e a penalidades como a impossibilidade de obter passaporte ou prorrogar sua validade, prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, dentre outras.

Na oportunidade, prestigiaram a cerimônia, familiares dos jovens, assim como a secretária da 3ª Delegacia de Serviço Militar, Amarilda Marques da Cunha, e a esposa do 1º Tenente, senhora Leonice Maria de Oliveira Rosa.

DSC_0526

DSC_0550

DSC_0710