Saúde

Município inicia campanha nacional de vacinação contra o Sarampo

10/10/2019

A campanha acontecerá nos meses de outubro e novembro, e visa imunizar dois grupos com faixas etárias distintas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início na última segunda-feira, 7, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A campanha visa imunizar dois grupos, sendo eles crianças a partir dos 6 meses e menores de 5 anos, bem como adultos dos 20 aos 29 anos. Como o público alvo tem idades distintas, a vacinação foi dividida em duas fases, atendendo inicialmente as crianças, de 7 a 25 de outubro. No dia 19 de outubro, sábado, haverá um dia “D”, onde as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h.

Já no período de 18 a 30 de novembro será iniciada a segunda fase, vacinando os munícipes com idade entre 20 e 29 anos. Nesta fase o dia “D” acontecerá em 30 de novembro, sábado, com as unidades de saúde abertas das 8h às 17h.

Vale ressaltar que a Campanha de Vacinação é seletiva, ou seja, a população que se enquadra em um dos grupos, mas já tomou as duas doses anteriormente não precisa se vacinar desta vez.

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo, sendo 97% dos casos concentrados em 173 municípios do Estado de São Paulo. Em Joanópolis foram registrados 3 casos já confirmados e 3 aguardando resultados.

O Ministério da Saúde ainda ressalta que vacinar contra o vírus do sarampo é importante, pois é possível evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas. A população que se enquadra em uma das faixas etárias da campanha deve procurar a unidade de saúde mais próxima, das 7h às 17h, portando a carteira de vacinação.

CAMPANHA (SELETIVA) PARA SARAMPO(4)