Educação e Cultura

Alunas apresentam projeto premiado ao Poder Executivo e as equipes de Vigilância Sanitária e Saúde

10/10/2019

As estudantes agradeceram o apoio do poder público, através das equipes de Saúde e Vigilância Sanitária.

Nesta quarta-feira, 09, as alunas do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vicente Camargo Fonseca”, Giovana Carolina Badari do Amaral e Heloísa Graciano Soares, na companhia da professora, Simone Alves Graciano, estiveram na Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis para agradecer pelo apoio recebido do poder público, por meio dos profissionais da Saúde e Vigilância Sanitária. Na ocasião as jovens apresentaram seu projeto, “Dispositivo eletrônico para a prevenção de casos de dengue”.

Prestigiaram a apresentação, também representando o prefeito municipal que estava em compromisso agendado anteriormente, a secretária municipal de Educação, Concheta Célia Conte, acompanhada do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, e Meio Ambiente; João Henrique F. F. da Silva, bem como o secretário de Obras e Projetos, Sidney Molan Jr, e o secretário municipal de Administração e Finanças, Waldecir Antonio de Moraes, além de integrantes das equipes de agentes da Saúde e Vigilância Sanitária do município.

Sob a orientação dos professores Júlio Cesar de Souza Bueno e Simone Alves Graciano, o projeto experimental de Giovana e Heloísa tem como objetivo aplicar uma estratégia de controle do mosquito Aedes aegypti – transmissor dos vírus da Dengue, Chikungunya e Febre Amarela – com ênfase nas inovações tecnológicas, oferecendo um gerenciamento das regiões que apresentam pontos de água parada, além de proporcionar uma ação ágil na tentativa de erradicar as doenças nos municípios.

O projeto consiste em um dispositivo instalado em um possível criadouro, conectado por uma rede Wi-Fi, a uma plataforma digital chamada “Blynk”, a qual recebe do dispositivo dados que se referem ao nível de água do local e emite notificações prontamente transmitidas via aplicativo. Ainda no sistema, as instituições de saúde que utilizarem essa iniciativa poderão acessar as informações e gerenciar os dados, com a oportunidade de visualizar o mapeamento, o qual facilitará a ação imediata dos agentes sanitários na eliminação dos focos, bem como na notificação de responsáveis.

O trabalho das estudantes foi exposto primeiramente na XVIII Mostra Científica do colégio FAAT, em Atibaia. Logo após, as meninas o apresentaram na IX edição da Feira de Ciência e Tecnologia – BRAGANTEC- promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Bragança Paulista, que aconteceu no mês de setembro. Na oportunidade, as jovens obtiveram um excelente resultado, ficando em primeiro lugar na categoria Ciências Humanas e Exatas, recebendo como premiação a credencial para a XIV Mostra de Ciências e Tecnologias do IFSul, Campus Charqueadas, que ocorrerá em 2020. Cabe ressaltar, que é a primeira vez que estudantes de uma escola municipal são premiadas nesta categoria.

Na oportunidade, as meninas fizeram uma demonstração prática do funcionamento do dispositivo. Com tanta criatividade, a dupla de acadêmicas, juntamente com seus orientadores estão aprimorando a iniciativa, para se adequar às exigências de outras feiras e emplacar o projeto, representando Joanópolis.

DSC_0555

DSC_0527

DSC_0530

DSC_0531

DSC_0536

DSC_0542