Assistência Social

Prefeitura realiza VI Conferência Municipal de Assistência Social

09/10/2019

Com a temática “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS”; participantes apresentaram importantes propostas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na última segunda-feira, 30, na Casa de Cultura, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, sob a temática “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS”; e contou com a participação efetiva da sociedade, que auxiliou na avaliação, discussão e propostas de ações e diretrizes para o aprimoramento das políticas públicas de Assistência Social.

A abertura do evento se deu através da composição da mesa solene, composta pelo prefeito, Mauro Garcia, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Fernando Zambotti, o vice presidente da CMAS, Wellington Cunha, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Isabel Suthoff, representando as autoridades eclesiásticas, a irmã Ludmila da Luz Messias, e como representante da sociedade civil e usuários do Cadastro Único, senhora Eliane Scavone. Logo após foi executado o Hino Nacional.

Dando seguimento à solenidade, foi formada a mesa de trabalhos da conferência, que contou com a participação do vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, bem como a secretariou os trabalhos, a senhora Lucimara Serpa Gonçalves.

Na ocasião, o secretário, Fernando Zambotti, apresentou a secretaria e os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Posteriormente houve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Para conhecimento dos presentes, integrantes dos projetos Acolher, Santo Antônio de Pádua, Melhor Idade e Lar Assistencial ao Idoso São Vicente de Paula realizaram uma apresentação de suas respectivas entidades.

O evento também contou com a participação da palestrante e professora universitária, Lilian Cássia Trivigno, que elucidou a importância dos eixos que seriam debatidos durante o evento, sendo eles, “Financiamento do Sistema Único de Assistência Social (eixo I)”; “Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios (eixo II)” e “Participação e Controle Social no SUAS (eixo III)”.

Para o desenvolvimento dos temas abordados nos eixos, os participantes foram divididos em três grupos, os quais tinham como missão de elaborar quatro propostas de cada dos eixos. Ainda dentro das tratativas, os componentes dos grupos tiveram a oportunidade de alterar e acrescentar reinvindicações relevantes em cada eixo. Ao final, as propostas dos grupos, de âmbito municipal e estadual foram explanadas junto à plenária, e postas para avaliação e votação dos delegados presentes. Também na oportunidade, foram aprovadas duas moções apresentadas, sendo uma de repúdio pela sociedade civil e outra de congratulações à equipe da Secretaria pelo secretário municipal.

Durante o evento estiveram presentes prestigiando a VI Conferência Municipal de Assistência Social a população em geral, em especial integrantes do Sistema Único de Assistência Social do município (CadÚnico).

DSC_0009-min

DSC_0040-min

DSC_0109-min

DSC_0113-min

DSC_0129-min

DSC_0137-min

DSC_0143-min

DSC_0145-min

DSC_0152-min

DSC_0154-min

DSC_0159-min

DSC_0212-min

DSC_0218-min

DSC_0238-min

DSC_0241-min

DSC_0264-min

DSC_0294-min