Saúde

Prefeitura promove mutirão de Papanicolau

09/10/2019

Ação acontecerá no dia 26 de outubro e atenderá mulheres

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no dia 26 de outubro, sábado, das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde II (UBS II) “Dr. Marcelo Eduardo Pinheiro”, o mutirão de Papanicolau, para todas as mulheres do município – independente da unidade de saúde que são habitualmente atendidas.

Ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês alusivo aos cuidados com a saúde da mulher, e tem como objetivo atender mulheres que já iniciaram atividade sexual, realizando o exame sem a necessidade de agendamento. Na oportunidade, também será possível solicitar exames de mamografia.

Para realização do exame, as pacientes devem comparecer munidas de um documento de identificação e seguir as seguintes orientações: não realizar higienização intima com ducha, não ter relações sexuais nos três dias que antecedem o exame, não utilizar creme íntimo. Lembrando também que o exame não pode ser feito no período menstrual, neste caso se deve aguardar no mínimo cinco dias após a última menstruação.

Na ocasião, as participantes terão à disposição uma mesa de café da manhã. Ainda na oportunidade serão realizadas atividades de alongamento, assim como será ministrada uma palestra sobre a importância do exame para a prevenção de doenças como câncer de colo de útero e de mama.

 

OUTUBRO ROSA SAÚDE