Saúde

Joanópolis participa da campanha nacional “Setembro Amarelo salva vidas!” Conscientização e prevenção ao suicídio.

10/09/2019

A prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da parceria com as secretarias municipais de Saúde e da Educação, estão promovendo ações sobre a conscientização e prevenção ao suicídio, que fazem parte da campanha nacional “Setembro Amarelo”.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, e o CVV (Centro de Valorização da Vida) organizam nacionalmente o Setembro Amarelo, com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistou o Brasil inteiro. Para isso, o apoio do poder público e de toda a sociedade é fundamental.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país e atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, também pelo chat, e-mail e pessoalmente.

Em Joanópolis, a secretaria municipal de Saúde está promovendo ações sobre conscientização e prevenção ao suicídio com palestras na EMEF Vicente Camargo Fonseca, que atende jovens do 6º ao 9º ano, na próxima quinta (12) e na Escola Estadual Coronel João Ernesto Figueiredo, que atende jovens do ensino médio, na sexta (13). A ideia é conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Nas EMEFs Emília Ximenes Capozoli e José Benedito de Salles Bayeux os pais receberão um informativo via agendas dos alunos, falando sobre a questão e sensibilizando-os sobre a importância de observar e conversar com seus filhos.

Nesta quarta, (11) a UBS Dr. Marcelo Eduardo Pinheiro e a ESF Maria Claudete Costa também promovem ações em suas salas de espera, orientando os pacientes sobre prevenção ao suicídio.