Educação

Saúde em parceria com Educação realizaram palestras na rede municipal em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo

30/08/2019

A prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria municipal de Saúde em parceria com a secretaria municipal de Educação, promoveu durante esta quarta, (28/08) e quinta-feira (29/08), palestras nas escolas da rede municipal de ensino, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado na data de hoje: 29 de agosto.

A ação teve como objetivo difundir e alertar as crianças e jovens sobre os perigos causados pelo tabaco. Os agentes comunitários de saúde foram os responsáveis pelas palestras e pelas orientações, e seguiram o tema proposto neste ano pelo Ministério da Saúde: Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé.

Durante a quarta-feira, as palestras foram ministradas nas EMEFs Emília Ximenes Capozoli e José Benedito de Salles Bayeux, e nesta quinta-feira, na EMEF Vicente Camargo Fonseca. Além do exposto, os alunos ainda puderam observar uma série de fotografias reais mostrando os efeitos colaterais e as diversas doenças provocadas pelo tabaco.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. O tema escolhido para as ações de 2019 tem como objetivo advertir a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo o narguilé.

O tabagismo é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de pulmão, que engloba tumores na traqueia, brônquios e pulmões, é o tipo que mais mata homens e o segundo que mais mata mulheres (depois do câncer de mama).

A secretaria municipal de Saúde realiza diversas ações municipais de conscientização e combate ao tabagismo. Está em andamento mais um grupo de Controle do Tabagismo, que teve início no último dia 29 de julho, com grande adesão da população.