Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Crianças do 5° ano da EMEF Bayeux visitam nascentes de água no bairro do Can-Can

04/08/2019

A prefeitura da Estância Turística Joanópolis, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura, Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, levou a uma visita de campo no bairro do Can-Can, os alunos do 5º ano da EMEF José Benedito de Salles Bayeux.

A visita aconteceu na propriedade rural “Osmarina”, local contemplado com o 1º projeto de restauração ecológica do Programa Nascentes do Governo do Estado – iniciativa de recuperação de matas ciliares. Este programa foi criado em 2014 para promover a restauração ecológica em áreas prioritárias, visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade, contribuindo inclusive para a melhora da qualidade da água no estado.

No local hoje se encontram mais de 10 nascentes de água. Algumas haviam secado e após a recuperação de alguns hectares da mata ciliar, voltaram a produzir água.
A visita começou com uma trilha de 20 minutos. As crianças foram acompanhadas pelo secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, João Henrique, pela vice diretora Cristiane de Oliveira Bueno e pela professora de Ciências e Biologia, Giane Sandra Miliorini Rodrigues. Exploraram os trechos de mata nativa até o ponto das nascentes. No percurso foi abordado pela professora, a importância de cultivar a mata ciliar e quantos benefícios temos ao manter a Mata Atlântica intacta. Além da explicação sobre biodiversidade, foi explicado às crianças sobre a regulagem do fluxo de mananciais hídricos, o controle do clima e o fato da área ser rica em fonte de alimentos e plantas medicinais.

Dentro do currículo escolar do 5º ano do ensino fundamental, na matéria de Ciências e Biologia é abordado o tema “água” e toda a sua extensão. Sendo nossa região rica em mananciais, esta iniciativa teve o objetivo de mostrar às crianças a importância da nossa natureza, tentando sensibilizá-los sobre a importância da preservação das nascentes e das questões ambientais.