Abastecimento e Meio Ambiente

Administração busca soluções junto à CETESB para resolver a questão de resíduos sólidos no município

12/07/2019

Em audiência agendada pelo deputado estadual Edmir Chedid, na tarde desta quinta-feira (11/07) na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – o prefeito da Estância Turística de Joanópolis Mauro Garcia, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, João Henrique Ferreira foram recebidos pela diretora presidente, Sra. Patrícia Iglecias.
O objetivo desta reunião foi a busca por soluções em conjunto para a questão de resíduos sólidos urbanos no município. A prefeitura possui Licença de Operação válida até 26/10/2020 porém devido ao crescente aumento da população flutuante, acarretada do aumento de turistas em nossa região, o volume de resíduos sólidos urbanos gerados aumentou. Este fator acarretou o comprometimento da vida útil do aterro, que se aproxima do fim.
O município realiza coleta seletiva de lixo semanal há bastante tempo, inclusive aguarda resposta positiva da solicitação de novo caminhão para tal fim, protocolada na semana passada (2/07), junto ao secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Também está implantando um circuito de palestras em parceria com a secretaria municipal de Educação e Cultura e secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente onde é discutida a questão do lixo urbano, ampliando o conhecimentos dos alunos, como multiplicadores aos seus familiares, gerando mais conscientização e engajamento ambiental, mas se trata de proposta de educação ambiental contínua e integrada, e a questão do lixo é latente.
Durante a reunião foi proposto e encaminhado um encontro com técnicos da CETESB para que se obtenham orientações sobre os projetos que a prefeitura deve encaminhar, para que a situação da ampliação do aterro se regularize. A Administração tem total interesse em manter o comprometimento com as questões socioambientais associadas aos resíduos sólidos urbanos, uma vez que se trata de importante elemento para a manutenção da qualidade de vida de nossa população.

Prefeito Mauro Garcia durante audiência com presidente CETESB Patricia Iglecias

Prefeito Mauro Garcia e secretário Joao Felippe junto com a presidente CETESB Patricia Iglecias