Assistência Social

Ação “Sociedade Unida” retoma atividades com nova agenda.

10/07/2019

Ações na Praça da Matriz e adjacências, palestras, encontros, conscientização são retomados pelo grupo e toda a população está convidada a participar.

O grupo “Ação Sociedade Unida”, composto pela secretaria de Assistência Social e Cidadania – SUAS, Fundo Social de Solidariedade (FSS), secretaria de Saúde – SUS, AA (Alcoólicos Anônimos), COPOEJ (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Joanópolis), Paróquia São João Batista, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), simpatizantes e voluntários da causa, está retomando suas ações com nova agenda e programações.

O “Ação Sociedade Unida” vêm, desde o ano passado, realizando um trabalho de acolhimento, orientação e prevenção sobre a dependência química (álcool e drogas) por meio de abordagem social, especialmente na Praça Central – onde foram promovidas ações junto à dependentes químicos, em situação de rua ou não – palestras com profissionais junto às escolas, famílias, crianças, jovens, grupos de apoio das entidades, igrejas e interessados em receber o grupo.

Em reunião realizada dia 01 de julho, o grupo definiu que novas ações terão início na primeira quinzena de agosto, visando estender o acolhimento, palestras, encontros em comunidades, num projeto piloto previsto para ter início no Centro Comunitário São José, sede sob responsabilidade do FSS. Ainda foram abordados nesta reunião assuntos importantes como: os procedimentos de internação e a importância de um trabalho mais presente e agressivo de prevenção ao uso de entorpecentes (álcool e drogas) junto às escolas e comunidades de maior vulnerabilidade. Já foi retomada a ação de abordagem social junto às pessoas que se encontram nas ruas, com acompanhamento de uma equipe técnica (assistentes sociais e agentes comunitários de saúde), estagiários e voluntários da causa.

No dia 05 de julho (sexta-feira), às 8h30, houve a retomada desta ação na Praça da Matriz, rodoviária e adjacências. O calendário deve seguir nas próximas semanas, obedecendo sempre o mesmo horário e local, nos dias de acordo com a programação, no mês de julho, dias: 10 (quarta-feira), dia 15 (segunda-feira), dia 23 (terça-feira) e nos mês de agosto, nos dias: 01 (quinta-feira), 14 (quarta-feira) e dia 23 (sexta-feira).

O grupo passará a ter uma identificação através de camisetas, com objetivo de apresentar os integrantes quando os mesmos se encontrarem em ações deste trabalho de acolhimento. Um novo material com formas de abordagem e orientação (para onde e quando encaminhar o dependente químico, qual setor da sociedade buscar ajuda) está sendo preparado, facilitando para todos o processo. Este material trará, inclusive, a informação sobre programas e projetos gratuitos oferecidos pelo poder público (esporte, FSS, cultura, educação, assistência social) e irá circular no comércio local e em bairros de maior vulnerabilidade.

Oportunamente serão divulgadas as ações nas escolas e a primeira reunião do projeto piloto das ações itinerantes.

A ação “Sociedade Unida” conta com a colaboração do comércio e de toda a população, e apresenta resultados positivos com acompanhamento para atendimentos especializados a várias pessoas.

 

 foto AÇÃO - 01 de julho