Educação e Cultura

Projeto SAMUZINHO tem início amanhã na rede municipal de Joanópolis

28/05/2019

O Projeto SAMU na Escola (SAMUZINHO) parceria do SAMU com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e Secretaria Municipal de Saúde terá início a partir de amanhã, 29/05, nas escolas de Joanópolis. A parceria foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, via Programa “Saúde do Escolar” e vai atingir cerca de 2020 alunos de toda a rede municipal de ensino da cidade.

Crianças de 04 até jovens de 14 anos assistirão palestras, vídeos, teatros ou apresentações abordando diferentes assuntos, dentre eles: o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a forma de atendimento, diferença entre o SAMU 192 e os Bombeiros, como proceder em casos de urgência e emergência, a gravidade e as consequências dos trotes, instruções para prevenção de acidentes e o que fazer em casos de emergência. Também haverá uma Unidade Móvel (ambulância) do SAMU nos dias e locais dos cursos para que os alunos possam conhecê-la.

O SAMU pretende capacitar os alunos de acordo com cada faixa etária para utilizar o chamado “Ciclo da Vida” e criar dentro das escolas, multiplicadores do 192. Para isso serão utilizadas diferentes metodologias variando de acordo com a idade: para crianças do 1º ao 6º ano os trabalhos de conscientização serão desenvolvidos de uma forma lúdica, de fácil entendimento e compreensão, materiais de cunho teatral, como bonecos, carros, fantasias e etc. Já para os jovens do 7º ao 9º ano, palestras em forma de aula em projetores, mais uma dinâmica para contextualização dos temas abordados, materiais explicativos como apostilas, folders, panfletos explicativos e jogos.

Além disso, o SAMU estará realizando o treinamento de primeiros socorros a todos os professores e coordenação da rede municipal. O primeiro treinamento acontece hoje na Escola Bayeux a partir das 19h.

O projeto acontece nas 3 escolas municipais de ensino fundamental mais a pré-escola. E a agenda começa amanhã, às 8h e às 13h30 na Pré-Escola Municipal Djany Romilda Tucci Izzo, seguindo no dia 31/05, às 8h e às 13h30, na EMEF Vicente Camargo Fonseca; dia 04/06 na EMEF Emília Ximenes Capozolli, e dia 06/06 na EMEF José Benedito de Salles Bayeux, sempre às 8h e às 13h30.