Obras e Projetos

Audiência pública final apresenta soluções para mobilidade urbana de Joanópolis

12/04/2019

Participantes tiveram espaço para sugerir e alterar propostas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Obras e Projetos, realizou, em parceria com a USF (Universidade São Francisco), a quarta e última audiência pública sobre o PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana), na última quinta-feira (11), na Câmara Municipal, para apresentar o Produto 4 – Prognóstico e explicar sobre as próximas etapas.

O grupo de trabalho local, formado por representantes da USF, dos poderes Executivo e Legislativo de Joanópolis e da população, apresentou as soluções encontradas a curto, médio e longo prazo, que foram definidas após dados colhidos pelo grupo e dificuldades apontadas pela população em relação à situação atual de mobilidade no município.

Após a apresentação das soluções, os participantes da audiência puderam sugerir e alterar as propostas. O PMMU, que vem sendo desenvolvido desde maio de 2018, será concluído e entregue durante uma cerimônia fechada para autoridades nas dependências da USF, no dia 16 de maio. Posteriormente, o documento passará por avaliação da Câmara Municipal.

O PMMU, preconizado pela Lei Federal nº 12.587/2012, é um instrumento de planejamento e gestão do sistema municipal de mobilidade urbana, utilizado para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar diferentes meios de transportes, fazendo com que a cidade cresça de modo ordenado e sustentável. Para estâncias turísticas, ele é obrigatório.

A Lei determina que os planos priorizem os modos de transportes não motorizados, como os pedestres e os ciclistas. A ideia é reduzir o uso dos veículos nas ruas para diminuir a poluição gerada e aperfeiçoar a acessibilidade do município. O documento ainda permitirá que o município receba investimentos do Governo Federal voltados a projetos no setor.

DSC_0003

DSC_0028

DSC_0049

DSC_0061

DSC_0077

DSC_0092

DSC_0006