Obras e Projetos

Audiência final do Plano de Mobilidade Urbana apresentará soluções para o setor

01/04/2019

Reunião acontecerá no dia 11 de abril, às 18h, na Câmara Municipal

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Obras e Projetos, realizará, em parceria com a USF (Universidade São Francisco), a quarta e última audiência pública sobre o PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana), no dia 11 de abril, às 18h, na Câmara Municipal, localizada na rua Francisco Wohlers, 146 – Centro.

O PMMU, preconizado pela Lei Federal nº 12.587/2012, é um instrumento de planejamento e gestão do sistema municipal de mobilidade urbana, utilizado para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar diferentes meios de transportes, fazendo com que a cidade cresça de modo ordenado e sustentável.

A Lei Federal nº 12.587/2012 determina que os planos de mobilidade urbana priorizem os modos de transportes não motorizados, como os pedestres e os ciclistas. A ideia é reduzir o uso dos veículos nas ruas para diminuir a poluição gerada e aperfeiçoar a acessibilidade do município, incentivando as pessoas a caminharem e pedalarem mais.

O grupo de trabalho local (representantes da USF, dos poderes Executivo e Legislativo de Joanópolis e da população) está desenvolvendo o PMMU desde junho de 2018, apresentando todas as etapas através de audiências públicas. A participação social é essencial ao longo de todo processo para avaliar as medidas e garantir que elas atendam às necessidades de cada bairro.

Na próxima audiência pública, serão apresentadas soluções para as dificuldades encontradas na cidade após um estudo aprofundado. O PMMU, que contará com um conjunto de atividades e orientações básicas para melhorar a mobilidade urbana, já está em fase de finalização. O documento permitirá que o município receba investimentos do Governo Federal voltados a projetos no setor.

DSC_0023