Assistência Social

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem participação efetiva da sociedade

29/03/2019

Evento discutiu o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – CMI (Conselho Municipal do Idoso) e com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou, na última sexta-feira (29), na Casa da Cultura, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, com participação efetiva da sociedade, principalmente dos idosos do município, que ajudaram a avaliar, discutir e propor ações e diretrizes eficazes.

A abertura foi marcada pelas apresentações artísticas dos participantes da Oficina de Convivência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que apresentaram a dança “Tempos da Brilhantina”; da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piracaia e do CRAS de Batatuba, que apresentaram o Coral Intergeracional; dos grupos Flores da Mantiqueira, Canto da Terra e Adoremus, coordenados pela prof.ª Neide Gomes; e por uma dinâmica com papel seda, realizada por Stella Suely Spirandelli.

Após as apresentações, foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno da Conferência. Em seguida, o palestrante Péricles Formigoni, que é professor universitário, escritor, presidente do Instituto Pró-Diversidade e colunista no programa Dito Feito, da TV Altiora de Bragança Paulista, iniciou uma palestra explicando, sobretudo, a importância dos quatro eixos que seriam debatidos na Conferência para, então, ser realizada a formação de grupos por eixo para discussão e levantamento de propostas.

Os participantes se dividiram em quatro grupos e cada grupo ficou responsável por um eixo: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas (eixo I), subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana (eixo II); Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (eixo III); Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas (eixo IV).

Para cada eixo, os grupos elaboraram três propostas que foram apresentadas à plenária. Os participantes puderam alterar ou acrescentar informações relevantes em cada uma das propostas, sem mudar o sentido delas, votando no final. Também foram apresentadas e votadas pela plenária cinco Moções de Congratulações. O público ainda pôde conferir a exposição de peças de crochê produzida pela Oficina de Crochê da Melhor Idade do CRAS. Estiveram presentes também autoridades dos poderes Executivo e Legislativo do município.

DSC_0017

DSC_0042

DSC_0123

DSC_0156

DSC_0223

DSC_0250

DSC_0272

DSC_0282

DSC_0318

DSC_0351

DSC_0355

DSC_0396

DSC_0451

DSC_0507

DSC_0509

DSC_0514

DSC_0548

DSC_0561

DSC_0593

DSC_0621

DSC_0626

DSC_0640

DSC_0652

DSC_0676