Educação e Cultura

Centro Paula Souza realizará vários cursos profissionalizantes em parceria com a Prefeitura

28/03/2019

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Educação e Cultura e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou, nos dias 19 e 26 de março, reuniões com representantes do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para uma parceria para a realização de cursos após audiência com a diretora superintendente do CPS, Laura Laganá.

O CPS oferecerá gratuitamente cursos rápidos profissionalizantes, com duração de 20 dias, a famílias de baixa renda, desempregados ou em situação de vulnerabilidade social, promovendo qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho e, consequentemente, geração de renda. Consta no planejamento a realização de mais de 15 cursos até o final deste ano, atendendo aproximadamente 600 pessoas.

Através da parceria o CPS se responsabilizará pela parte financeira, como o pagamento de professores – que serão contratados e identificados da cidade -, materiais didáticos e de produção, entre outros. Em contrapartida, a Prefeitura oferecerá os locais para os cursos, com estrutura de acordo a cumprir a exigência de cada curso.

No início da 1ª etapa, estão previstos três cursos que acontecerão simultaneamente, e mais três vão compor uma 2ª etapa. Dentre as opções, estão cuidador de idosos, customização, camareira, copeiro, garçom, recreador, horticultura, técnicas de reciclagem, gestão de pequena propriedade rural, gestão de pequenos negócios, assistente administrativo, informática básica, eletricista e instalador residencial básico, jardineiro, padeiro, entre outros.

Cada curso abrirá, inicialmente, 30 vagas. As inscrições vão acontecer no Fundo Social de Solidariedade “De mãos dadas, caminhar”, localizado na rua Jorge Honorato Montenegro, 143 – Centro, de segunda a sexta-feira, 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A data de abertura das inscrições bem como os cursos das duas primeiras etapas serão informados em breve.

Estiveram presentes nas reuniões, além das autoridades responsáveis do Poder Executivo, a professora e coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada, Clara Magalhães, e as professoras do CPS Raquel Fabri Ramos e Marina Gimenez.

DSC_0012