Assistência Social

Prefeitura realizará a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

18/03/2019

Evento aberto ao público discutirá o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – Conselho Municipal do Idoso (CMI) e com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizará a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idoso no dia 29 de março, das 08 às 17 horas, na Casa da Cultura, localizada na Praça Padre Domingos Segurado, 118 – Centro.

A conferência, que terá como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, debaterá quatro eixos. Os resultados do evento, bem como das demais conferências municipais, estaduais e distrital, subsidiarão a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em novembro de 2019.

A participação da população, principalmente dos idosos, é fundamental para avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor novas medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa e políticas públicas que assegurem um envelhecimento digno. Os quatro eixos debatidos na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa são:

Eixo I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas;

Subeixos – Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer;

Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

Eixo III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

Eixo IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa