II Plenária da Saúde debate e formula melhorias para a saúde pública

14/03/2019

Relatório final com diretrizes definidas pelos participantes será encaminhado à etapa macrorregional

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, realizou a II Plenária de Saúde, nesta quinta-feira (14), na Casa da Cultura, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Na plenária de abertura, a articuladora da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VIII), Amélia Keiko Samoto Vasquez, explicou o tema e falou sobre a importância de discutir e elaborar propostas de melhorias para a área da saúde, otimizando o recurso financeiro.

Em seguida, foi realizada a leitura e deliberação do Regimento Interno e a divisão dos grupos por eixo. Os participantes foram divididos em três grupos, ficando cada um responsável por um eixo: Democracia e Saúde; Consolidação das Diretrizes do SUS; e Financiamento do SUS.

Na plenária final, cada grupo teve que refletir sobre as necessidades locais de saúde e elaborar cinco propostas, as quais foram apresentadas para os demais participantes. As propostas e diretrizes foram debatidas, votadas e aprovadas. O relatório final será encaminhado para a etapa macrorregional.

Após os acertos finais do documento, cinco delegados foram eleitos para a etapa macrorregional da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, em agosto deste ano. No final, foram deliberadas as propostas de Moções e todos os participantes receberão certificado de participação.

A II Plenária de Saúde teve como objetivo, sobretudo, analisar as prioridades locais de saúde e discutir as ações em execução, estimulando a participação social; desenvolver propostas com o intuito de encontrar melhorias para a saúde pública; e conseguir definir o que é dever do Município, Estado e União.