Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Programa “Jovem Agricultor do Futuro” está com inscrições abertas

07/02/2019

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, apoia juntamente com o Sindicato Rural Piracaia – Joanópolis o Programa “Jovem Agricultor do Futuro”, promovido pelo SENAR-AR/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que está com inscrições abertas para jovens de 14 a 17 anos de idade que estejam cursando o ensino fundamental ou o EJA, e sejam, preferencialmente, filho de produtores ou trabalhadores rurais.

Segundo o SENAR, o “programa destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias a todo tipo de trabalho no campo; das competências gerais que são requeridas por todo trabalho na agricultura e na pecuária […]; e, por fim, das competências de empreendedorismo […] seja para estimular mais inovações no interior das organizações existentes, seja para incentivar o nascimento de novos empreendimentos que assegurem renda e subsistência à população jovem capacitada.”.

O programa contempla 600h, distribuídas em nove módulos, o que equivale a 150 dias de aulas. Com carga horária diária de 4h, o programa será desenvolvido no período da tarde, iniciado em março deste ano. O material didático e a alimentação será de responsabilidade do SENAR, já o transporte dos jovens será de responsabilidade da Prefeitura.

As aulas teóricas acontecerão em uma escola e as aulas práticas em um sítio. Para se inscrever, o jovem deve comparecer à secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, na Estrada Cecília Bertholine, 110, Vale dos Lagos e preencher documentos. Para efeito do Certificado de Participação, o aluno deverá ter, no mínimo e obrigatoriamente, 70% de frequência em cada módulo e 80% de frequência ao final do programa.

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa