Assistência Social

Novo cronograma para início do ano é definido pelo “Ação Sociedade Unida”

21/01/2019

Grupo também estuda novas ações para prevenir e combater a dependência química

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – SUAS, Fundo Social de Solidariedade (FSS) e secretaria de Saúde – SUS, realizou, na última quinta-feira (17), uma reunião com o grupo “Ação Sociedade Unida” para a definição do cronograma de ações que serão realizadas no primeiro trimestre deste ano para trabalhar a prevenção, orientação e combate à dependência química no município.

O grupo debateu novas ações efetivas e estratégias eficientes para recuperar os dependentes que se alojam constantemente na Praça Padre Domingos Segurado, no centro; contribuir para a prevenção de adolescentes, que são mais suscetíveis ao vício, nas escolas municipais e estadual; e orientar as famílias e a sociedade em geral sobre como lidar com usuários de drogas e alcoólatras – especialmente aqueles em situação de rua, mobilizando toda a população para a causa.

As ações no coreto da Praça, as quais contam com café da manhã e ações de prevenção e promoção à saúde para os dependentes em situação de rua, como aferição de pressão arterial, testes rápidos, entre outros, continuarão acontecendo todas as sextas-feiras, às 08h, até o dia 29 de março. O grupo também pretende oferecer aos dependentes café da manhã e chuveiro para banho, todos os dias, na sede do FSS. A ação já está sendo organizada pelos integrantes.

Para fortalecer a prevenção, as palestras de conscientização e as rodas de conversas com crianças e adolescentes para depoimentos e compartilhamento de vivências voltadas ao tema também devem acontecer neste ano. O “Ação Sociedade Unida” trabalhará para trazer para Joanópolis um grupo da ONG “Amor Exigente”, com reuniões semanais e gratuitas, a fim de ajudar, sobretudo, famílias que possuem parentes envolvidos com álcool e/ou drogas.

O “Ação Sociedade Unida” conta com o apoio do AA (Alcoólicos Anônimos), COPOEJ (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Joanópolis), Paróquia São João Batista, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e voluntários da causa. A campanha já vem obtendo resultados positivos, visto que muitos dependentes que estavam em situação de rua aceitaram ajuda da equipe multidisciplinar, e jovens buscaram orientações.

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa