Fundo Social de Solidariedade

Curso “Primeiros Passos no Turismo” é iniciado com cerca de 25 alunos

21/01/2019

Os encontros acontecem aos sábados, no Centro Cultural do Rosário

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da secretaria de Turismo e Eventos, está apoiando o curso “Primeiros Passos no Turismo”, do projeto “Folclore e Turismo” – CULTURA VIVA, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, e Centro Cultural do Rosário, iniciado no dia 12 de janeiro, no Centro Cultural do Rosário.

O curso é gratuito e realizado em quatro encontros, aos sábados, com carga horária total de 32 horas. As aulas são teóricas, expositivas, práticas e vivenciais. A iniciativa é voltada a munícipes de todas as idades, principalmente aos que buscam a primeira oportunidade para entrar no mercado de trabalho e o aprimoramento profissional para quem já atua no turismo.

No primeiro encontro, cerca de 25 alunos aprenderam sobre as características básicas do turismo, como a atividade turística pode estar relacionada com a cultura, meio ambiente, economia, hospitalidade, eventos, meios de transporte e desenvolvimento local, e a importância da hospitalidade, atendimento e marketing pessoal.

Nos próximos encontros, serão abordados as bases do turismo, bem como oferta, demanda, infraestrutura básica e sua estrutura, diferentes segmentos do turismo (rural, ecológico, cultural, de pesca, de eventos, empresarial etc.) e de como eles estão sendo desenvolvidos na cidade.

Devido à necessidade de estender o curso a mais pessoas, especialmente as envolvidas em atividades turísticas no município – atuantes ou com pretensão de atuar no turismo – está sendo feito um planejamento para que o curso seja, oportunamente, promovido na zona rural, nas comunidades centrais e adjacências com mais atuação em atividades turísticas em qualquer segmento, bem como na zona urbana, visando qualificar adolescentes e tornar o comércio local mais preparado para o fortalecimento do turismo organizado e consciente.

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa