Saúde

Postos de saúde de Joanópolis vacinam contra HPV

15/01/2019

Meninas de 09 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 devem procurar uma das unidades para tomar a 1ª ou 2ª dose da vacina

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, informa que começou a segunda temporada de vacinação contra o HPV – vírus que infecta a pele e mucosas, podendo causar verrugas nos órgãos genitais ou câncer – voltada a meninas de 09 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14.

De acordo com o Ministério da Saúde, “a transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto”. O diagnóstico é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Para prevenir a doença, é necessário tomar as duas doses da vacina. Meninas e meninos nas faixas etárias mencionadas que já tomaram a primeira dose da vacina seis meses atrás, já podem receber a segunda. Quem ainda não recebeu a primeira, deve tomá-la e só após seis meses receber a segunda.

A vacinação é realizada gratuitamente nos postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Os jovens devem comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua casa, acompanhados de um responsável legal e munidos com a caderneta de vacinação.

Arte: Ministério da Saúde
Arte: Ministério da Saúde