Saúde

“Janeiro Roxo” alerta população para o combate à hanseníase

15/01/2019

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, está apoiando a campanha “Janeiro Roxo”, do Ministério da Saúde, voltada a alertar a população para a gravidade da doença e a importância do diagnóstico e tratamento precoces. O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, neste ano, será no dia 28 de janeiro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Brasil é o país em segundo lugar mundial com mais casos da doença. Ainda de acordo com o órgão, “os sinais da hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, geralmente com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou ao tato. Também podem ocorrer caroços na pele, dormências, diminuição de força e inchaços nas mãos e nos pés, formigamentos ou sensação de choque nos braços e nas pernas, entupimento nasal e problemas nos olhos”.

A doença é transmitida pela respiração e a partir do contato com pacientes ainda não tratados. Para diagnosticar e tratar a hanseníase, são necessários exames clínicos minuciosos. Porém, quando o diagnóstico não é realizado precocemente, há chances do paciente ficar com deformidades e incapacidades físicas. A pessoa que possui algum dos sintomas da doença, deve procurar uma unidade de saúde. O tratamento é feito gratuitamente no Brasil.

Arte: Ministério da Saúde
Arte: Ministério da Saúde