Turismo e Eventos

Virada Cultural Paulista traz diversos artistas do cenário cultural paulista

26/11/2018

Evento continua até o dia 09 de dezembro em outras cidades do interior e litoral

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos, apoiou a realização da Virada Cultural Paulista no município, que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, no Largo São João, centro. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, e produzido pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, organização social de cultura parceira da Secretaria.

Joanópolis foi um dos 34 municípios a receber o maior evento cultural do estado, com uma programação variada, de qualidade e totalmente gratuita. O Palco Experimente SP, novidade no evento este ano, recebeu diversos artistas do cenário cultural paulista. O objetivo do palco, segundo a Secretaria da Cultura do Estado, foi “difundir as artes e coletivos urbanos das mais variadas linguagens culturais, como coletivos artísticos, grupos de cultura tradicional, enfim, novas experiências culturais e sensoriais.”

O evento trouxe João Pedro e Banda (samba), Felipe Salvego e Banda (MPB), Banda da Feira (forró), Coletivo “O Canto da Cidade” (DJ), Menina Pássaro – Grupo Eba (literatura), Orquestra de Viola de Joanópolis (música), Guaiu Sample (ritmos brasileiros com música eletrônica), Samba do Sino (samba), Sarabaque (viola) e Paulo Neto canta Tim Maia (MPB). O grupo de teatro “Dois Por um Fio” e o sertanejo Donizette, que também estavam na programação, não se apresentaram devido às fortes chuvas no dia 24.

Segundo a Secretaria da Cultura, a Virada Cultural Paulista, criada em 2007, “tornou-se o mais relevante evento cultural do interior e litoral paulistas, com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em várias cidades do estado. Desde o princípio, a Virada tem buscado proporcionar ao público o acesso às melhores produções artísticas do País, nas mais variadas linguagens e experiências. Até 2017, ao longo de doze anos, mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em mais de 7 mil espetáculos”.

Estiveram presentes no evento em Joanópolis, além de autoridades do Poder Executivo local, o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello, a diretora regional da Secretaria de Turismo do Estado, Waldirene Ricanelo, e a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito. A Virada Cultural Paulista vai até o dia 09 de dezembro, passando pelas cidades de Andradina, Dracena, Ibitinga, Iguape, São Sebastião, São Vicente, Sertãozinho, Birigui, Cananéia, Casa Branca, Cerquilho, Garça, Guarulhos e Olímpia.

Para visualizar todas as fotos, clique aqui.

DSC_0062

DSC_0405

DSC_0290