Assistência Social

Grupo “Ação Sociedade Unida” define ações para o final do ano

19/11/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – SUAS, Fundo Social de Solidariedade (FSS) e secretaria de Saúde – SUS, realizou, no dia 08 de novembro, uma reunião com o grupo “Ação Sociedade Unida” para a definição do cronograma de ações que serão realizadas em novembro e dezembro deste ano para trabalhar a prevenção, orientação e combate à dependência química no município.

O objetivo da reunião foi debater novas ações efetivas e discutir estratégias eficientes para recuperar os dependentes que se alojam constantemente na Praça Padre Domingos Segurado, no centro; contribuir para a prevenção de adolescentes, que são mais suscetíveis ao vício, nas escolas municipais e estadual; e orientar as famílias e a sociedade em geral sobre como lidar com usuários de drogas e alcoólatras – especialmente aqueles em situação de rua, mobilizando toda a população para a causa.

As ações no coreto da Praça, as quais contam com café da manhã e ações de prevenção e promoção à saúde para os dependentes em situação de rua, como aferição de pressão arterial, testes rápidos, entre outros, continuarão acontecendo. Como ações futuras, o grupo “Ação Sociedade Unida” também pretende através de um trabalho conjunto com o FSS, oferecer um local para café da manhã contínuo e um chuveiro para banho, almoço e, oportunamente, um trabalho remunerado aos dependentes que se alojam nas ruas como forma de incentivá-los a voltar para suas famílias.

Para fortalecer a prevenção, as palestras de conscientização abertas ao público também continuam no cronograma. O grupo realizará rodas de debate com crianças e adolescentes para depoimentos e compartilhamento de vivências, inicialmente agendadas com o adicto Dirceu Pablo de Oliveira Santos, que já vem dando apoio com algumas palestras, acompanhadas por profissionais da saúde e outras áreas; ampliação de parcerias junto às escolas para a formação de grupos multiplicadores de cuidados, prevenção e orientação à dependência química, com a participação de educadores que participarão juntamente com o grupo de um curso específico sobre o tema; e mais a inclusão de adolescentes no grupo.

O “Ação Sociedade Unida” conta com o apoio do AA (Alcoólicos Anônimos), COPOEJ (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Joanópolis), Paróquia São João Batista, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e voluntários da causa. A campanha já vem obtendo resultados positivos. Dependentes em situação de rua aceitaram a ajuda da equipe multidisciplinar, voltando para suas casas onde receberam auxílio das famílias e de órgãos competentes, e outros procuraram ajuda por conta própria. Jovens também têm procurado o grupo para buscar orientações e auxílio.

Confira abaixo o cronograma de ações definido até o momento:

23 de novembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;
30 de novembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;
07 de dezembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;
07 de dezembro, 19h30 – Palestra da ONG “Amor Exigente” (2ª etapa), aberta ao público, na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro;
14 de dezembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;
21 de dezembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;
28 de dezembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa