Assistência Social

“Ação Sociedade Unida” realiza palestras sobre dependência química e prevenção ao suicídio na escola Coronel

17/09/2018

Palestras visam alertar os jovens sobre a realidade desses problemas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – SUAS, Fundo Social de Solidariedade (FSS) e secretaria de Saúde – SUS, realizou, na última quarta-feira (12), palestras sobre suicídio e dependência química para os alunos dos três períodos da E.E “Cel. João Ernesto Figueiredo”.

A palestra da psicóloga Vera Lúcia Franco de Oliveira foi alusiva à campanha “Setembro Amarelo”, que visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e evitar que mais casos ocorram. Já a palestra do ex-dependente químico Dirceu Pablo de Oliveira Santos sobre sua experiência, buscou alertar os jovens sobre as consequências do uso de álcool e drogas. As palestras devem se estender, agora, à EMEF “Vicente Camargo Fonseca”.

A diretora da escola Coronel, Cecília Giudice Badari, apresentou aos alunos integrantes do grupo “Ação Sociedade Unida”, que está promovendo várias ações em prol da recuperação de dependentes químicos, em situação de rua ou não, e realizando um trabalho de prevenção e orientação por meio de palestras com profissionais junto às famílias, escolas, grupos de apoio das entidades, igrejas, entre outros.

A psicóloga iniciou o bate-papo e falou sobre a incidência do suicídio na atualidade, fatores desencadeantes, definição dos termos suicídio, alcoolismo, depressão e consequências, saúde física e mental, abordagem familiar e social e antídotos para esse quadro atual. Vera também se colocou à disposição, de forma voluntária, para atender na escola e/ ou em particular os alunos que precisam de orientações.

De manhã e à tarde, o ex-dependente falou sobre sua experiência relacionada ao uso de álcool e drogas, que começou aos 14 anos de idade e o levou a morar nas ruas por cerca de três anos, como se tornou adicto (dependência física, psicológica ou compulsão, como por jogo, computador, trabalho etc.), a recuperação com a ajuda da família por meio de clínicas de reabilitação, entre outras vivências.

À noite, o bate-papo aconteceu somente com a psicóloga Vera Lucia. As palestras fazem parte da campanha de prevenção e orientação desenvolvida e planejada pelo grupo do “Ação Sociedade Unida”, que conta também com o apoio do AA (Alcoólicos Anônimos), COPOEJ (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Joanópolis), Paróquia São João Batista, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e voluntários da causa.

Confira abaixo o cronograma das próximas ações da campanha:

18 de setembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro, com participação de um músico ao violão (voluntário);

17 de outubro, 19h – Palestra da ONG “Amor Exigente” (1ª etapa), aberta ao público, na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro;

07 de dezembro, 19h – Palestra da ONG “Amor Exigente” (2ª etapa) para integrantes do grupo “Ação Sociedade Unida” e convidados, na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro.

Diretora da escola Coronel, Cecília Giudice Badari
Diretora da escola Coronel, Cecília Giudice Badari
Psicóloga Vera Lúcia Franco de Oliveira
Psicóloga Vera Lúcia Franco de Oliveira

DSC_0009

Ex-dependente químico Dirceu Pablo de Oliveira Santos
Ex-dependente químico Dirceu Pablo de Oliveira Santos

DSC_0017

DSC_0020

DSC_0061

DSC_0073

DSC_0097

DSC_0111