Assistência Social

Campanha “Ação Sociedade Unida” tem novo cronograma definido

11/09/2018

Grupo trabalha no combate à dependência química no município

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – SUAS, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), secretaria de Saúde – SUS, AA (Alcoólicos Anônimos), COPOEJ (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Joanópolis), Paróquia São João Batista, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e voluntários da causa, realizou, na última quinta-feira (06), uma reunião com o grupo para a definição de um cronograma com novas ações em prol aos dependentes químicos e/ou em situação de rua.

O objetivo da reunião foi debater novas ações efetivas e discutir estratégias eficientes para trabalhar com essas pessoas em situação de vulnerabilidade social, que se alojam constantemente na Praça Central do município. O cronograma conta com diversas ações com o objetivo de contribuir com a recuperação dos dependentes, ajudá-los a deixar as ruas e se reaproximarem de familiares, e orientar a atuação correta das famílias. O trabalho de prevenção se estenderá também nas escolas municipais e estadual, grupos de apoio das entidades, igrejas, entre outros.

A campanha “Ação Sociedade Unida”, iniciada em agosto, tem por finalidade o acolhimento, conhecimento de referidas pessoas e avaliação das carências individuais. A campanha já vem obtendo resultados positivos. Algumas pessoas em situação de vulnerabilidade social aceitaram ajuda da equipe multidisciplinar, voltando para suas cidades onde receberam auxílio das famílias e de órgãos competentes, e outras procuraram ajuda por conta própria.

Entre as iniciativas já realizadas, estão o café da manhã no coreto e as ações de prevenção e promoção à saúde uma vez por semana, entrega de kit com itens básicos de higiene e um lugar preparado para o banho, palestras de prevenção e conscientização, afixação de cartazes em todo o comércio local, visando orientar a sociedade sobre formas adequadas de lidar com dependentes – especialmente aqueles em situação de rua.

Confira abaixo o cronograma de ações definido até o momento:

12 de setembro, 11h, 13h e 20h – Palestra na E.E “João Ernesto Figueiredo”, na avenida Waldomiro Villaça, 126, centro, com Vera Lúcia Franco de Oliveira e Dirceu Pablo de Oliveira;

18 de setembro, 08h – Ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro, com participação de um músico (voluntário);

17 de outubro, 19h – Palestra da ONG “Amor Exigente” (1ª etapa), aberta ao público, na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro;

07 de dezembro, 19h – Palestra da ONG “Amor Exigente” (2ª etapa) para integrantes do grupo “Ação Sociedade Unida” e convidados, na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro.

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa