Assistência Social

Prefeitura trabalha, apoia e incentiva projetos voltados a crianças e jovens

10/09/2018

Projetos esportivos, culturais e sociais gratuitos atendem mais de 500 crianças e jovens

A Prefeitura de Joanópolis, por meio das secretarias de Educação e Cultura e Assistência Social e Cidadania, da Comissão de Esportes e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realiza projetos esportivos, culturais e sociais gratuitos voltados a crianças e jovens do município, visando a inclusão social, o desenvolvimento social do município, à expansão das capacidades e habilidades motoras das crianças e dos jovens e à conscientização de princípios socioeducativos.

ESPORTE

Estudantes da rede pública de ensino podem se inscrever para as atividades esportivas oferecidas pelo projeto “Esporte Para Todos”, da Prefeitura. É possível escolher entre vôlei, capoeira, muay thai, natação, futsal, futebol, basquete e judô – esportes que, na maioria, são oferecidos pela Prefeitura em parceria com outros órgãos/entidades.

A capoeira tem cerca de 20 participantes e o muay thai cerca de 30, ambos acontecem no Centro Esportivo Bela Vista. O basquete é realizado no Complexo Esportivo Nini Costa e conta com, pelo menos, 45 alunos. O judô acontece na Casa da Cultura e tem cerca de 50 participantes.

O vôlei, além de ser do projeto “Esporte Para Todos”, também é uma parceria da Prefeitura com o SESI – SP através do projeto “Atleta do Futuro”, firmada em abril deste ano. A modalidade conta com, pelo menos, 30 alunos e acontece no Centro Esportivo Bela Vista.

A natação também é incluída no “Esporte Para Todos”, no “Atleta do Futuro” e no projeto “Bola da Vez”. As aulas acontecem no Complexo Esportivo Nini Costa e conta com cerca de 35 alunos.

O futebol, além de estar incluso no “Esporte Para Todos”, também faz parte do “+ Esporte Social”, que é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, firmada em novembro de 2017. As aulas acontecem no Complexo Esportivo Nini Costa e possui cerca de 30 participantes.

O futsal que faz parte do “Esporte Para Todos” conta com cerca de 70 alunos. Já o futsal que faz parte do “Esporte Para Todos”, “+ Esporte Social” e do “Bola da Vez”, possui 62. As aulas acontecem no Complexo Esportivo Nini Costa e no Clube de Campo.

Para participar de alguma das modalidades esportivas oferecidas, basta comparecer ao Complexo Esportivo Nini Costa, na Rodovia José Augusto Freire, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h, com um documento com foto e acompanhado de um responsável legal.

Atenção: alguns esportes estabelecem idade mínima e máxima para participação, que podem ser consultadas no local de inscrição.

SOCIAL

Oficinas Dirigidas

As Oficinas Dirigidas do CRAS, da secretaria de Assistência Social e Cidadania, oferecem diversas atividades para famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiências, idosos, crianças e pessoas inseridos no CADÚNICO (Cadastro Único dos Programas Socais do Governo Federal) e no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Tem alongamento para idosos, atividade física, informática, recreação, crochê, teatro, oficina do saber, e construindo um mundo saudável. Cerca de 135 pessoas participam das aulas, que acontecem no CRAS, na Casa da Cultura e no Projeto Santo Antônio.

Para participar, basta comparecer na secretaria de Assistência Social, na rua Álvaro Costa, 59, centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com os seguintes documentos: RG, comprovante de endereço e comprovante da inscrição no CadÚnico.

Construindo Samba

O projeto “Construindo Samba”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), oferece aulas de instrumentos de percussão para crianças e jovens com idade entre 10 e 20 anos. Atualmente, cerca de 20 pessoas participam do projeto.

As aulas acontecem às sextas-feiras, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 13h às 16h, nas dependências da EMEF “Vicente Camargo Fonseca”. Há vagas disponíveis, no momento.

As inscrições podem ser feitas na escola, na rua Capitão Antônio Matias, 544, Jd. São João, levando um documento com foto, nos dias das aulas diretamente com o professor, pelo e-mail fssjoa@gmail.com ou ainda na sede do FSS, na rua Jorge Honorato, 143 (Salão do Padre Chico), centro.

Cenas do Futuro

O projeto “Cenas do Futuro”, da secretaria de Assistência Social e Cidadania e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), oferece às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) ou com potencialidade para ele oficinas de E.V.A, papel machê, teatro e recreação. Haverá também reuniões mensais com as famílias.

Até o momento, cerca de 50 pessoas participam das oficinas, que ocorrem de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h, no Centro Esportivo Bela Vista, na rua José Galdino, Jd. Bela Vista, atendendo moradores do bairro Jd. Bela Vista e adjacências e da comunidade Beira Rio e adjacências.

A participação e o material são gratuitos e haverá certificado no encerramento do projeto.

Para participar, basta comparecer para uma visita nos dias das oficinas e efetuar a inscrição, ou ainda na secretaria de Assistência Social e Cidadania, rua Álvaro Costa, n° 59, centro, no CRAS, rua Cezário Padilha, 402, Jd. Bela Vista, na sede do FSS, na rua Jorge Honorato, 143 (Salão do Padre Chico), centro, ou enviar um e-mail para fssjoa@gmail.com.

Banda Musical Municipal

A Banda Musical Municipal de Joanópolis, retomada neste ano pela Prefeitura, oferece aulas de instrumentos de sopro e percussão para estudantes a partir dos 09 anos de idade.

Atualmente, a banda conta com cerca de 30 participantes, mas deve atingir, oportunamente cerca de 55 juntamente com a implantação do corpo coreográfico à banda. As aulas acontecem às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, no Centro Recreativo 17 de Agosto, Largo São João, 76, centro, e aos sábados, na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro, das 09h às 11h. Das 11h às 12h, é realizado o ensaio geral.

Para participar, basta comparecer para uma visita nos dias das aulas e efetuar a inscrição, ou ainda nas secretarias das escolas municipais ou da escola estadual “Cel. João Ernesto Figueiredo”, na Casa da Cultura (segunda a sexta-feira, das 13h às 17h), na sede do FSS, na rua Jorge Honorato, 143 (Salão do Padre Chico), centro, ou enviar um e-mail para fssjoa@gmail.com.

CULTURA

Oficina de Teatro de Rua

A Prefeitura também está realizando diversos cursos rápidos por meio de parcerias. Uma delas é com a Poiesis Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais do Estado para promover a Oficina de Teatro de Rua, que acontece de 27 de outubro a 03 de novembro, das 14h às 18h, no Largo São João, no centro.

A mesma parceria também resultou na Oficina de Fotografia Digital, iniciada no dia 11 de agosto e encerrada no dia 01 de setembro, também na Casa da Cultura. A atividade contou com cerca de 10 participantes, que receberão certificado.

Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais e comparecer, antes da data de início da oficina, na Casa da Cultura, na Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com um documento com foto.

Futsal
Futsal
Natação
Natação
Projeto Bola da Vez
Projeto Bola da Vez
Oficinas Dirigidas
Oficinas Dirigidas
Oficinas Dirigidas
Oficinas Dirigidas
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Cenas do Futuro
Construindo Samba
Construindo Samba
Construindo Samba
Construindo Samba
Banda Musical Municipal de Joanópolis
Banda Musical Municipal de Joanópolis
Banda Musical Municipal de Joanópolis
Banda Musical Municipal de Joanópolis
Oficina de Fotografia Digital
Oficina de Fotografia Digital
Oficina de Fotografia Digital
Oficina de Fotografia Digital