Assistência Social

Banda Musical Municipal de Joanópolis inicia atividades

03/09/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e com apoio de uma comissão formada pelas secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Eventos e Assistência Social e Cidadania, retomou a Banda Musical Municipal de Joanópolis.

No dia 23 de agosto, foi realizada uma cerimônia, na Casa da Cultura, para a apresentação da nova equipe técnica, composta por cinco profissionais: dois professores especializados no trabalho de formação de banda, um maestro responsável pelo trabalho geral, um regente e um coordenador.

Durante a cerimônia, foi explicado ao público sobre o funcionamento das aulas, a triagem com os instrumentos e as inscrições. A equipe também esclareceu dúvidas dos participantes. No final do evento, o maestro e a regente fizeram uma demonstração com trombone e trompete.

No dia 25, aconteceu a primeira aula oficial e o primeiro ensaio da banda de instrumentos de sopro e percussão. As inscrições ainda estão abertas para estudantes, a partir de uma avaliação e decisão da equipe técnica, com 09 anos de idade.

Interessados, ainda podem se inscrever diretamente nos dias de aulas (Centro Recreativo e Casa da Cultura), pelo e-mail do FSS: fssjoa@gmail.com, nas secretarias das escolas municipais e da escola estadual “Cel. João Ernesto Figueiredo” ou na Casa da Cultura de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

As aulas, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, estão sendo realizadas no Centro Recreativo 17 de Agosto, e aos sábados, acontecem na Casa da Cultura, das 09h às 11h (com intervalo para o lanche dos integrantes). A partir deste horário, até as 12h, é realizado o ensaio geral.

Corpo coreográfico

Ainda dando seguimento ao cronograma de trabalho sob o comando da nova equipe, a presidente do FSS Maria Isabel Suthoff informa que daqui a 60 dias, quando a banda já estiver mais avançada na aprendizagem técnica – aulas teóricas e práticas – cerca de 12 vagas serão abertas para jovens (meninas e meninos) que queiram se integrar à banda através do corpo coreográfico (antiga linha de frente). Este grupo terá ensinamentos coreógrafos (dança), postura, disciplina e cooperação com profissional qualificado nesta área, e irá proporcionar beleza e encantamento às apresentações da banda, especialmente nos momentos cívicos.

Hoje, além de oferecer a aprendizagem de música e a oportunidade de levá-la para o futuro profissional, contribuir para o desenvolvimento da memória, coordenação, concentração, entre outras competências, a Banda Musical Municipal, oferecerá novas oportunidades através do corpo coreográfico.

DSC_0026

DSC_0033

DSC_0093

DSC_0109

DSC_0120

DSC_0009

DSC_0015

DSC_0020

DSC_0022

DSC_0029

DSC_0035

14

15

16