Turismo e Eventos

Diversidade de apresentações marca aniversário de emancipação de Joanópolis e Festa do Folclore

20/08/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos, promoveu comemorações alusivas aos 123 anos de emancipação político-administrativa do município e a Festa do Folclore, nos dias 17 e 18 de agosto, respectivamente.

No dia 17 de agosto, aniversário de emancipação da cidade, as comemorações foram iniciadas pelo ato cívico, que reuniu autoridades locais e munícipes. Houve também apresentações de alunos da EMEF “José Benedito de Salles Bayeux” sobre como ocorreu a emancipação, e dos alunos da APAE de Piracaia.

Na 2ª Sessão Solene de 2018, promovida pela Câmara Municipal, cada um dos vereadores escolheu um munícipe para homenagear, entregando-lhe o título de “Mérito Joanopolense”. A sessão foi encerrada com uma apresentação do “lobisomem” da cidade.

Os shows musicais abrilhantaram ainda mais as comemorações da emancipação do município, trazendo moradores e visitantes para a Praça Central. À tarde, Willian Delmondes trouxe sucessos do MPB. Já à noite, Andreia e Rafael fez o público cantar e dançar com canções sertanejas.

No dia 18 de agosto, o Grupo Folclórico comandado pela professora Neide Rodrigues apresentou as tradicionais músicas do folclore brasileiro. Em seguida, os alunos do do projeto de Luteria “Viola Minha Viola”, que ensina a construção de violas caipiras e forma luthiers, também se apresentou.

O curso de Luteria foi finalizado com essa última apresentação do grupo, que se reuniu para plantar árvores nativas no entorno do Portal Turístico, na Rodovia José Augusto Freire, logo após a apresentação musical com as violas. O curso foi patrocinado pela secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Encerrando a Festa do Folclore, o grupo “Pé Firme” apresentou a dança catira, típica do folclore, e, em seguida, a orquestra Matutos da Mantiqueira cantou e tocou músicas do sertanejo raiz. Todas as apresentações aconteceram na Praça Padre Domingos Segurado, no centro.

Para visualizar todas as fotos, clique aqui.