Assistência Social

Prefeitura retoma Banda Musical Municipal

15/08/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e com apoio de uma comissão formada pelas secretarias de Educação e Cultura, Turismo e Eventos e Assistência Social e Cidadania, está possibilitando o retorno da Banda Musical Municipal de Joanópolis.

Uma nova empresa apta para as atividades foi licitada (contratada), conforme às normas, para retomar a banda de instrumentos de sopro e percussão, que atenderá gratuitamente estudantes a partir dos 11 anos de idade, e outros que tenham interesse, mas que possuam instrumentos próprios.

A equipe técnica será composta por cinco profissionais, sendo dois professores especializados no trabalho de formação de banda, um maestro responsável pelo trabalho geral, um regente e um coordenador, que se ocupará da relação com a comissão junto aos profissionais da banda.

As inscrições de novos e antigos alunos para triagem já começaram. Interessados podem se inscrever pelo e-mail do FSS: fssjoa@gmail.com, nas secretarias das escolas municipais e da escola estadual “Cel. João Ernesto Figueiredo” ou na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

As aulas serão realizadas na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro, que também apoia o projeto, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, e aos sábados, das 09h às 11h. Já os ensaios serão aos sábados, das 11h às 12h.

No dia 23 de agosto, haverá uma aula demonstrativa e apresentação da nova equipe, a partir das 18h30. As aulas começam, oficialmente, no dia 25, das 09h às 11h, com a presença de toda a equipe, novos integrantes, antigos alunos e interessados em ainda ingressar na banda.

A banda, além de oferecer a aprendizagem de música e a oportunidade de levá-la para o futuro profissional, contribui para o desenvolvimento da memória, coordenação, concentração, responsabilidade, entre outras competências importantes.

Uma das últimas apresentações, ainda sob o comando do maestro Ronaldo Siroki, foi em 2017. Desde então, a Prefeitura iniciou um trabalho para resgatar e recuperar instrumentos que estavam com antigos alunos, deixando-os em total condição de uso e registrando-os ao patrimônio público municipal.

Instagram