Assistência Social

“Cenas do Futuro” está com inscrições abertas

14/08/2018

O projeto consiste em oferecer atividades que promovam geração de renda, autonomia, protagonismo e fortalecimento de vínculos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizará o projeto “Cenas do Futuro”, que busca promover atividades às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) ou com potencialidade para ele.

O projeto oferecerá aos participantes oficinas de autonomia, protagonismo e geração de renda semanais, que visam melhorar a renda familiar e auxiliar os jovens que precisam iniciar no mercado de trabalho. Neste primeiro momento, haverá oficinas de artesanato com E.V.A, papel machê, teatro e recreação.

Haverá também reuniões mensais com as famílias que visam reunir os familiares, incluindo os jovens, em uma roda de conversa para participação nas atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de jogos e atividades propostas para atuação conjunta.

O projeto, pioneiro, desenvolverá as atividades em sedes escolhidas de acordo com a maior abrangência de comunidades, onde reside o público-alvo do projeto, a fim de facilitar a participação, já que não será necessário grandes deslocamentos.

O projeto tem como objetivo proporcionar ganhos de renda às famílias em situação vulnerável, entretenimento e aprendizagem, propiciando trocas de experiências e fortalecendo vínculos, além de ter a meta de criar multiplicadores de referidas atividades.

A secretaria e o FSS atuarão mantendo articulação com as demais secretarias municipais, com a rede socioassistencial e com os órgãos do sistema de garantia de direitos. A equipe técnica está composta por assistentes sociais e psicóloga, além dos oficineiros.

Os inscritos no CadÚnico ou com potencial para ele já podem se inscrever para as atividades na secretaria de Assistência Social e Cidadania (rua Álvaro Costa, n° 59, centro), na sede do CRAS (rua Cezário Padilha, 402, Jardim Bela Vista) ou pelo e-mail do FSS (fssjoa@gmail.com). As inscrições são permanentes. A participação e o material são gratuitos e haverá certificado no encerramento do projeto.

As oficinas devem ter início no dia 22 de agosto, das 14h às 16h. O projeto será realizado no Centro Esportivo Bela Vista pelo período de três meses, atendendo as comunidades Beira Rio e adjacências (Predinhos, São João I e II, Vila da Ponte, João Ribeiro e bairro nas proximidades do Sanches loja 2), e Bela Vista e adjacências (Milton Amaro I e II, proximidades das escolas Bayeux, Álvaro Costa-Pintos, novo loteamento atrás do Clube de Campo).

Acompanhe o cronograma das oficinas oferecidas (das 14h às 16h):

Segundas-feiras – Oficina de E.V.A
Terças-feiras – Oficina de recreação
Quartas-feiras – Oficina de teatro
Quintas-feiras – Oficina de papel machê

Foto: imagem ilustrativa
Foto: imagem ilustrativa