Assistência Social

Campanha “Sociedade Unida” promove ações para dependentes químicos

31/07/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania – SUAS, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), secretaria de Saúde – SUS, AA (Alcoólicos Anônimos), COPOEJ (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Joanópolis), Paróquia São João Batista e voluntários da causa, realizou as primeiras ações com dependentes químicos em situação de rua.

Nas manhãs dos dias 20 e 27 de julho, as ações aconteceram no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro, onde essas pessoas em situação de vulnerabilidade social se alojam constantemente. O grupo preparou um café da manhã para eles e realizou ações de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram preenchidos cadastros com dados pessoais de cada um e relatórios.

Já na parte da tarde do dia 27, a equipe promoveu uma palestra de prevenção e conscientização, ministrada pelo médico Hugo Jaime Rodríguez Alvarez, na Garagem Municipal. Funcionários e interessados no tema participaram da palestra que abordou os problemas físicos, psicológicos e sociais gerados pelo vício em álcool e drogas, mitos e verdades sobre a ingestão de álcool, canais de ajuda para quem deseja deixar o vício, ente outros assuntos. Os participantes também puderam esclarecer dúvidas.

O grupo intersetorial tem se reunido para estudar ações e discutir estratégias eficientes para abordá-los, o que resultou na campanha “Sociedade Unidade”. As ações tem por finalidade o acolhimento, conhecimento de referidas pessoas e avaliação das carências individuais. Esta ação no coreto será repetida de 7 em 7 dias com a inclusão da entrega de kit com itens básicos de higiene, como sabonete, toalha, entre outros, e um lugar preparado para eles tomarem banhos.

Entre as iniciativas da campanha, também fazem parte a entrega de folders com questionário nos comércios, empresas, igrejas, entidades e nas casas dos munícipes durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde para avaliar a suposta dependência, a afixação de cartazes em todo o comércio local, visando orientar a sociedade sobre formas adequadas de lidar com os usuários de substâncias químicas – especialmente aqueles em situação de rua – e outras palestras de prevenção e conscientização com médicos abertas ao público.

Confira o cronograma das próximas ações definido até o momento:

03 de agosto, 07h30: 3ª ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;

16 de agosto, 07h30: 4ª ação no coreto da Praça Padre Domingos Segurado, centro;

24 de agosto, 19h30: palestra de prevenção com o médico Carlos Henrique de Moraes Costa na Casa da Cultura, Praça Padre Domingos Segurado, 118, centro.

1 (64)

1 (131)

1 (122)

1 (84)

1 (91)

DSC_0021

DSC_0081