Saúde

Prefeitura implanta Núcleo de Apoio à Saúde da Família

12/07/2018

O NASF permite ampliar e aperfeiçoar os serviços oferecidos aos pacientes do SUS

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, implantou o NASF 3 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

O NASF 3 em Joanópolis é composto por psicóloga, fisioterapeuta e médica ginecologista, que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e as equipes de Atenção Básica para populações específicas. Com a implantação, o município passa a receber um incentivo financeiro para o custeio do projeto no valor de R$ 8 mil mensais.

Segundo o Ministério, “esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais”.

DSC_0022