Obras e Projetos

Audiência sobre Plano de Mobilidade Urbana constitui grupo de trabalho local

06/07/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Obras e Projetos, em parceria com a USF (Universidade São Francisco), realizou uma audiência pública na Câmara Municipal, apoiadora da iniciativa, na última sexta-feira (29), para tratar sobre o PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana).

A reunião, conduzida pela professora da USF das disciplinas de Planejamento Urbano e Gestão Integrada e coordenadora do projeto Cidades Saudáveis, Cândida Maria Costa Baptista, reuniu alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e representantes dos poderes Executivo e Legislativo e da população.

O PMMU, preconizado pela Lei Federal nº 12.587/2012, é um instrumento de planejamento e gestão do sistema municipal de mobilidade urbana, utilizado para organizar e melhorar a mobilidade e acessibilidade das pessoas e integrar diferentes meios de transportes, fazendo com que a cidade cresça de modo ordenado e sustentável.

A Lei determina que os planos priorizem os modos de transportes não motorizados, como os pedestres e os ciclistas. A ideia é reduzir o uso dos veículos nas ruas para diminuir a poluição gerada e aperfeiçoar a acessibilidade do município, incentivando as pessoas a caminharem ou pedalarem mais.

Para a aplicação do plano, a participação social ao longo de todo processo de elaboração é imprescindível como forma de garantir que as medidas estabelecidas atendam às demandas prioritárias da sociedade e às necessidades de cada bairro, melhorando a qualidade de vida da população.

Durante a reunião, foi elaborado um grupo de trabalho local com os representantes que acompanharão as próximas audiências na Câmara Municipal para discussão do processo de desenvolvimento e andamento do trabalho até sua entrega final. Todos os interessados podem assistir às audiências, com datas sujeitas à alteração.

No dia 31 de agosto, haverá a entrega do plano de trabalho. No dia 19 de outubro, acontecerá a entrega do diagnóstico e, no dia 09 de novembro, a entrega do prognóstico. A data prevista para a entrega do PMMU é 30 de novembro. O documento fará com que o município esteja apto a receber recursos federais destinados à mobilidade.

A aplicação de um questionário, realizada pelos alunos da USF que estão desenvolvendo o plano sob orientação da coordenadora do projeto, também está prevista para ocorrer de 20 a 22 de setembro em busca de conhecer a opinião de cada morador sobre a situação da mobilidade urbana no município.

Os alunos que estão trabalhando no PMMU são: Carlos Dias, Tamiris de Oliveira da Silva, Rafaela Neves e Rafael Alex Moraes de Oliveira. Já no grupo de trabalho local estão: Meiriane Marques, Everton Cunha, Fernando Montana, Maiara Luzia Marques, Luiz Alexandre Ferraz, Valeria Souza, Franciane Campioni, Vinicius Figueiredo, Decio Felipe Bragion, Renilde Romano, Concheta Celia Conte, Inácio Pereira, Marcia Cristina Silva, Pedro Luiz da Silva e Valdeci Ap. Souza.

DSC_0035

DSC_0045

DSC_0038