Saúde

Controle de Peso: grupos eliminam quase 100 kg após acompanhamento

02/07/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, encerrou os primeiros grupos do Controle de Peso, nesta sexta-feira (29), na UBS II “Dr. Marcelo Eduardo Pinheiro”.

A iniciativa teve como objetivo auxiliar pessoas que estão acima do peso, oferecendo os atendimentos necessários e incentivando-as a perder peso de forma saudável, com reeducação alimentar e exercícios físicos.

Durante cinco meses, os participantes dos grupos I e II passaram por avaliação nutricional e psicológica e receberam também o apoio de uma educadora física e de uma coach de emagrecimento.

Para Ednalva Souza, de 38 anos, o grupo trouxe motivação. “A gente sabia que ia ter que se pesar na semana seguinte aqui e não queria passar vergonha perto dos colegas”, conta, com bom humor.

Ednalva afirma que, antes de perder 14 kg, sofria com dores nos joelhos e dificuldades para respirar. “Estou conseguindo trabalhar e dormir melhor, subo escadas sem falta de ar e tenho mais disposição. Estou muito feliz”.

No último dia de cada mês, os participantes levavam frutas para compor uma cesta saudável e entregar para a pessoa que conseguia, ao final do ciclo, eliminar mais peso.

Nesta sexta-feira, houve a última avaliação antropométrica de cada um e a somatória dos quilos eliminados por grupo. O grupo I, com 12 participantes, perdeu 70,1 kg. O grupo II, com 7 pessoas, eliminou 29, 7 kg.

Maria Aparecida Carvalho, de 60 anos, perdeu cerca de 10 kg e mudou sua rotina. “Aprendi a comer menos, fazer caminhada e dançar. O grupo foi um estímulo e melhorou minha autoestima”, afirma.

Duas participantes foram sorteadas para continuarem nos próximos grupos, que devem ser iniciados em julho com pessoas que já estão na lista de espera. O atendimento será semanal, por um período de cinco meses.

DSC_0061

DSC_0078

DSC_0088

DSC_0095

DSC_0104