Fundo Social de Solidariedade

Caiapó se apresenta no aniversário de Joanópolis

15/06/2018

Resgatado e cumprindo com os ensaios, o grupo de dança caiapó se apresenta nos festejos de 140 anos da cidade e de São João Batista

Juntamente com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), foi formada uma comissão para resgatar e inserir o grupo de dança caiapó de Joanópolis, que não fazia mais parte do calendário local de festas, nos festejos de aniversário da cidade e São João Batista.

A comissão está formada pela presidente do FSS, Maria Isabel Suthoff, por integrantes antigos do caiapó, como Zé Elias, que faz parte da dança há mais de 30 anos, pela instrutora do grupo professora Viviane Ribeiro, pelo representante Alisson Rafael de Oliveira Dias, hoje o Pajé, e pela diretora da EMEF “Vicente Camargo Fonseca”, Dirce Santos, que também disponibilizou a escola para os ensaios do grupo, que vem sendo realizado todas as terças-feiras.

Os materiais do caiapó, como fantasias e instrumentos, também estão sendo resgatados pela comissão. O FSS está cedendo os instrumentos do projeto de percussão “Construindo Samba” para a apresentação do grupo na festa de aniversário da cidade e de São João no dia 24 de junho, às 11h, no Calçadão. As fantasias, confeccionadas por Alisson, também serão cedidas para a apresentação.

Neste ano, como a comissão está composta por pessoas que sempre participaram do caiapó, ficou decidido que o grupo homenageará na apresentação um dos três irmãos criadores da dança em Joanópolis: João Antônio de Melo Filho, mais conhecido como João Melão, falecido recentemente.

10

20

30

40