Prefeitura constrói Centro de Convivência do Idoso

21/05/2018

Local promoverá diversas atividades socioculturais e educativas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio das secretarias de Obras e Projetos e Assistência Social e Cidadania, está construindo um Centro de Convivência do Idoso, na rua Manacá da Serra, no bairro Solar da Mantiqueira.

O local contará com sala para atendimentos individualizados, espaço para atividades coletivas e comunitárias, instalações sanitárias adequadas e suficientes para o número de usuários, copa, sala para trabalhos administrativos e almoxarifado.

Todos com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e segurança, como também acessibilidade em todos os ambientes reservados aos idosos. Haverá também apoio de materiais socioeducativos, como artigos pedagógicos, culturais e esportivos.

O espaço será voltado às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e em situação de vulnerabilidade social para o desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, oportunizando a participação do idoso na vida comunitária e prevenindo situações de risco pessoal.

O serviço deverá ofertar vagas para 200 idosos, distribuídos em grupos para atividades diversas, como cursos, exercícios físicos, palestras, reuniões socioeducativas, eventos comunitários e oficinas com o objetivo de contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

A construção está sendo possibilitada devido a um convênio firmado em setembro com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. A iniciativa contou com o apoio do deputado estadual Edmir Chedid (DEM). As obras terão um investimento de R$ 264.501,86.